Ponto de vista: “Não adianta termos um mundo inovador e sustentável sem inclusão”, defende o presidente do Sebrae, Décio Lima | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024

Ponto de vista: “Não adianta termos um mundo inovador e sustentável sem inclusão”, defende o presidente do Sebrae, Décio Lima

2023-11-11 às 13:51

Com exclusividade ao programa Ponto de Vista, em entrevista conduzida pelo apresentador João Barbierona Rede T de rádios do Paraná, na manhã deste sábado (11), o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, falou sobre os desafios da inclusão e da diversidade no mercado de trabalho e dentro do empreendedorismo.

A inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho ainda apresenta limitações movidas, na maior parte das vezes, por preconceito, observa o presidente do Sebrae, que enfrenta sequelas de uma poliomielite. “O sofrimento é você estar, diariamente, enfrentando um mundo que não tem um olhar de inclusão”, pontua. E essa inclusão vai além das meras condições de acessibilidade.

“Felizmente, já há uma perspectiva, um desenho de um mundo mais inclusivo. Mas a minha deficiência ainda é muito pequena diante da gravidade de muitas outras, como não enxergar, não ouvir. A nossa linha no Sebrae é a inovação, a sustentabilidade e a inclusão. Não adianta ter um mundo sustentável, um mundo inteligente e com qualidade e ele ser para poucas pessoas. Enquanto estamos aqui falando, tem 650 milhões de pessoas no mundo que acordaram e não têm um prato de comida. Que mundo é esse? Se fala, com academicismo, em inovação e sustentabilidade e se esquece da inclusão”, opina.

Empreendedorismo feminino

“É impressionante, hoje, o diagnóstico das mulheres que são empreendedoras, porque, infelizmente, no nosso país, as mulheres ficam com a carga. Qual é a carga que elas ficam? Deu uma desestabilidade emocional ou familiar, são elas que ficam com os filhos, elas que ficam com a obrigação alimentar, são elas que têm que enfrentar isso e dar um jeito nessa dificuldade. Felizmente, o diagnóstico que nós temos hoje no Sebrae é que, a cada dia que passa, há um empoderamento econômico das mulheres, que é justamente na área do empreendedorismo, de realizar seu negócio e, inclusive, com extraordinários acontecimentos”, observa o presidente do Sebrae. Ele leva em conta o fato de que o machismo estrutural enraizado na cultura brasileira sobrecarrega a mulher com afazeres e responsabilidades dentro e fora de casa – constatação que foi, aliás, tema da redação do Enem neste ano.

O empreendedorismo das mulheres tem uma diferença: ele é mais qualificado, tem aquele olhar sensível, é mais delicado, os produtos e serviços são muito melhores, porque elas fazem um ativismo com muito mais sensibilidade e muito mais humanismo”, analisa.

O Sebrae é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável de empreendimentos de micro e pequenas empresas – ou seja, aquelas com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões.

Perfil

O catarinense Décio Lima foi eleito presidente do Sebrae em abril de 2023. Formado em Ciências Sociais e em Direito, foi prefeito durante dois mandatos consecutivos da cidade de Blumenau (SC) e teve como marca da sua gestão a implantação de programas de inclusão social e modernização urbana. Também ocupou o cargo de superintendente do Porto de Itajaí, um dos mais importantes complexos portuários do Brasil, sendo responsável pela captação do maior volume de investimentos em toda sua centenária história. Elegeu-se três vezes deputado federal por Santa Catarina. Décio Lima é casado com a deputada federal Ana Paula Lima (PT/SC) e tem dois filhos.

Ponto de Vista

Apresentado por João Barbiero, o programa Ponto de Vista vai ao ar semanalmente, aos sábados, das 7h às 8h, pela Rede T de Rádios do Paraná.

A Rádio T pode ser ouvida em todo o território nacional através do site ou nas regiões abaixo através das respectivas frequências FM: T Curitiba 104,9MHz;  T Maringá 93,9MHz; T Ponta Grossa  99,9MHz; T Cascavel 93,1MHz; T Foz do Iguaçu 88,1MHz; T Guarapuava 100,9MHz; T Campo Mourão 98,5MHz; T Paranavaí 99,1MHz; T Telêmaco Borba 104,7MHz; T Irati 107,9MHz; T Jacarezinho 96,5MHz; T Imbituva 95,3MHz; T Ubiratã 88,9MHz; T Andirá 97,5MHz; T Santo Antônio do Sudoeste 91.5MHz; T Wenceslau Braz 95,7MHz; T Capanema 90,1MHz; T Faxinal 107,7MHz; T Cantagalo 88,9MHz; T Mamborê 107,5MHz; T Paranacity 88,3MHz; T Brasilândia do Sul 105,3MHz; T Ibaiti 91,1MHz; T Palotina 97,7MHz; T Dois Vizinhos 89,3MHz e também na T Londrina 97,7MHz.

Confira a entrevista na íntegra:

Parte 1

Parte 2