Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Preço da gasolina apresenta queda no Paraná; entenda

2022-06-27 às 16:18
Foto: Agência Brasil

Os preços dos combustíveis nos postos começaram a apresentar redução nesta segunda-feira (27), no Paraná. Em Ponta Grossa, é possível observar a redução de R$ 0,30 a R$ 0,40 no preço da gasolina em alguns estabelecimentos.

Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis do Estado do Paraná (Paranapetro), a redução do preço tem relação com a diminuição de impostos federais, prevista na Lei Complementar nº 194/2022, publicada na última quinta-feira (23). As alíquotas zeradas dos tributos federais PIS, COFINS e CIDE começaram a ser repassadas aos postos desde o final de semana, resultando na queda nos preços e representando um alívio aos paranaenses após o último reajuste aplicado pela Petrobras, no dia 17 de junho.

Já a redução do ICMS, aprovada no dia 15 de junho, deve impactar ainda mais nos preços não só dos combustíveis, como também do gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo, porém ainda não tem data para ser anunciada no Paraná. A diminuição de alíquota deve acontecer em julho, mas ainda não é possível confirmar em qual dia, conforme a Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná.

O Paraná segue com as alíquotas atuais, sendo a alíquota de ICMS de 29% sobre gasolina, 12% no óleo diesel, 18% sobre GLP (gás de cozinha); 29% sobre energia elétrica e telecomunicações, e 25% para a energia rural. O único estado brasileiro que já colocou em vigor a limitação de 18% nas alíquotas do ICMS foi São Paulo.

Com informações: RicMais