Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024

Preço do ovo teve aumento de 22,87% entre fevereiro e março, segundo pesquisa da UEPG

Apesar disso, custo geral da cesta básica sofreu redução de 0,93% de um mês para o outro
2023-03-12 às 11:18

O custo médio da Cesta Básica (compras online) de Ponta Grossa teve uma queda de 0,93% no mês de fevereiro. A compra dos 33 produtos que compõem a Cesta passou a custar R$ 860,86 na primeira semana do mês de março de 2023, desses, 19 caíram, 13 subiram e 1 manteve seu preço. O item que mais aumentou foi o ovo com 22,87% e o de maior queda foi a batata, com 14,51%.

A equipe de pesquisadores do Departamento de Economia – UEPG apresenta o índice da Cesta Básica de Ponta Grossa que afere os preços das compras realizadas por meio do serviço de delivery dos supermercados, ou seja, caracterizando as compras online no respectivo período dos levantamentos, tendo ainda, como base, a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) de 2016.

Dos cinco grupos que compõem a Cesta Básica, o que apresentou maior queda em seus valores foi o grupo Carne com 4,96%, colaborando para a queda no preço do produto.

A pesquisa caracteriza o consumo básico de alimentação, higiene e limpeza de famílias com 3 membros em média, com renda de 1 a 5 salários mínimos e residentes em Ponta Grossa. Com base no custo de R$ 860,86 para uma cesta básica (preços online) e salário mínimo de R$ 1.302,00, a pesquisa indica que uma família com renda mensal de apenas um salário mínimo compromete cerca de 66,12% de seus ganhos para adquiri-la. Relacionando-se famílias de dois, três, quatro e cinco salários mínimos, observa-se que, para a aquisição da Cesta Básica, despenderiam respectivamente de 33,06%; 22,04%; 16,53%; e 13,22% de sua renda.

O Índice Cesta Básica (ICB) não deve ser confundido como aferidor de inflação, além de ser exclusivo para representar as comprar efetuadas pelo sistema delivery dos supermercados ponta-grossenses.

O índice do mês de fevereiro de 2023 corresponde ao período da primeira semana de fevereiro de 2023 com a primeira semana de março de 2023, apresentando uma variação mensal com uma queda de 0,93%.

Observam-se as seguintes variações mensais nos grupos:

  – Grupo Alimentação Geral: teve uma queda de 1,35%, e dentro deste, o feijão foi o produto responsável pela maior variação positiva de 7,22% e sendo o arroz o item de maior variação negativa com 5,02%.

Grupo Hortifrutigranjeiros: com um aumento de 3,06% e dentro deste grupo, o produto de maior variação positiva foi o ovo com 22,87%, e o produto com a maior variação negativa foi a batata com 14,51%.

Grupo Carne: teve uma queda de 4,96% e dentro deste, o frango apresentou a maior variação positiva com 5,01% e a carne bovina a maior variação negativa com 8,57%.

Grupo Higiene: com um aumento de 0,17%, e dentro deste, o produto que apresentou a maior variação positiva foi o papel higiênico com 12,93% e o desodorante com maior variação negativa de 9,26%.

Grupo Limpeza: teve um aumento de 4,59% e dentro deste, o produto de maior variação positiva foi o desinfetante com 15,58% e o produto de maior variação negativa foi a esponja com 5,17%.

Analisando-se as variações aferidas anteriormente, conclui-se que:

Grupo que mais aumentou: Limpeza 4,59%

– Produto de maior elevação: Ovos 22,87%

– Grupo de maior queda: Carne -4,96%

Produto de maior queda: Batata -14,51%

da assessoria da UEPG