Sábado, 18 de Maio de 2024

Projeto de lei propõe aumento de 10% aos servidores do Legislativo de Ponta Grossa

2020-03-11 às 15:36
Foto: CMPG

Na última segunda-feira (09), o presidente da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, Daniel Milla (sem partido), juntamente com os vereadores Sebastião Mainardes (DEM), João Florenal (Podemos), Jorge da Farmácia (PDT) e Dr. Zeca (Cidadania), apresentou um Projeto de Lei para reajustar em 10% o salários dos servidores efetivos e comissionados do legislativo.

Além do reajuste inflacionário, que ficou em 6,4% nos últimos 12 meses de acordo com o Índice Geral de Preços (IGP), o PL propõe um aumento real de 3,6%. Para Milla, esse aumento real é uma compensação aos funcionários pelo empenho nas atividades prestadas à população. “Quando foi realizado o corte das horas extras nós tivemos a sobrecarga de vários servidores e agora nós estamos compensando com um ganho real”, explica.

De acordo com o presidente, a economia feita pela Câmara em 2019 é suficiente para cobrir os aumentos. “Nós fizemos uma grande economia em relação às horas extras, fizemos um grande investimento em informatização que gerou economia na questão de documentação e papéis do erário público”, explica. Ele ainda lembra que o reajuste salarial dos servidores é garantido por lei. “nós, simplesmente, colocamos 3,6% a mais devido a essa economia gerada nos trabalhos da Câmara”, complementa.

O PL ainda não tem data para ser votado. “O projeto tem que passar pelas comissões. No que passe as comissões, nós temos a questão de data base e tudo para ser votado no próximo mês”, conta Milla.

O texto traz que o reajuste deve ser aplicado a partir de 1º de março de 2020, ou seja, caso aprovado os servidores serão remunerados de maneira retroativa. O reajuste não contempla os 23 vereadores da casa.