Sábado, 18 de Janeiro de 2025

Prudentópolis registra um dos menores índices de desemprego do Paraná

2020-10-01 às 09:04

Com a pandemia de COVID-19 muitas cidades passaram a registrar altos índices de desemprego. Mas em Prudentópolis, cidade situada na região centro-sul do Paraná, a situação é diferente. De janeiro a setembro de 2020, Prudentópolis registrou 375 vagas de emprego em diversas áreas. Com isso, a cidade contabiliza apenas 1,3% da população desempregada.

Meron Elizio Ternouski, Secretário de Indústria Comércio e Desenvolvimento Econômico de Prudentópolis, afirma que este resultado é fruto do trabalho árduo da Prefeitura na gestão 2017-2020 do prefeito Adelmo Luiz Klosowski, que não deixou de realizar investimentos na cidade, mesmo durante a pandemia. “A prefeitura não parou as obras de infraestrutura de investimentos onde são mais de 30 milhões investidos em calçamentos, estradas vicinais do município, pavimentações urbanas, sempre com devidos cuidados, onde gerou muitos empregos”, explica.

O setor da Indústria também tem destaque nesse cenário e continuaram gerando empregos na região. Este é o caso de uma indústria de calçados, instalada no Parque Industrial Municipal que passou a produzir máscaras de proteção contra a COVID-19. Outro fator importante foi apoio do Governo do Estado, segundo o secretário. “Através das linhas de crédito, do Banco Fomento Paraná, no programa Recupera Paraná, através de agentes de crédito da nossa secretaria tivemos mais de 1 milhão de reais em empréstimos para os trabalhadores informais e MEI’s”, afirma.

Para Meron Elizio, é gratificante ver os bons frutos do trabalho realizado durante a gestão. “Isso é muito gratificante, o nosso prefeito Adelmo e vice Osnei, estão sempre apoiando a secretaria de Indústria e Comércio, juntamente com a Agência do Trabalhador, preocupados com a geração de emprego e renda para a população de Prudentópolis, pois sem renda não há consumo”, destaca.

Índices de desemprego no Estado

Em outras cidades da região, como Irati e Guarapuava, a situação é diferente. De janeiro a setembro de 2020, Irati registrou 1.318 demissões e apenas 339 vagas de emprego, totalizando 1.313 desempregados, cerca de 2% da população. Já em Guarapuava, foram 3.255 demissões e cerca de 1.168 vagas de emprego, o que representa quase 1,5% dos habitantes. No Paraná, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE mostra que no mês de agosto a taxa de desocupação no estado foi de 11,2% e o rendimento médio real foi de R$ 2.309. Além disso, no período da pandemia, 26,7 % das pessoas ocupadas tiveram rendimento menor do que o normalmente recebido.