Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2024

Sanepar participa do Mutirão Nacional do Programa Renegocia

2024-12-16 às 15:30
Foto: Sanepar

A partir desta segunda-feira (16), clientes da Sanepar com faturas em atraso têm condições especiais para negociar o seu pagamento. Para acessar este benefício, a  solicitação de parcelamento deve ser feita pela plataforma consumidor.gov.br, dentro do Programa Renegocia.

A Sanepar aderiu à 2ª edição do Programa a convite da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju), por meio da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR). O Mutirão abrange diferentes setores da economia, como instituições financeiras, de energia, saneamento e telefonia. O objetivo principal é a prevenção do superendividamento e auxílio aos consumidores na negociação de suas dívidas, de forma acessível.

“O consumidor.gov.br tem sido uma ferramenta importante para intermediar situações de conflito com nossos clientes. Por meio dele, neste momento em especial, a Sanepar soma forças para prevenir o superendividamento”, afirma o Ouvidor da Sanepar, Stiverson de Oliveira.

“Com a adesão ao Renegocia, a Sanepar reafirma o seu compromisso em atender os anseios da sociedade paranaense com relação às dificuldades vividas pela nossa população”, completa.

Para o cliente que acessar a plataforma do governo federal, a Sanepar oferece a possibilidade de parcelar sua dívida em até 48 vezes, com entrada de apenas 10% do valor total do débito. Em condições normais, a entrada mínima é de 20% e o parcelamento em até 24 meses.

Passo a passo

Simplicidade na formalização e agilidade de resposta. Esta é a principal característica da plataforma consumidor.gov.br. O cliente que desejar negociar sua dívida com a Sanepar em condições especiais, deverá registrar o seu pedido como uma Reclamação se atentando para preencher “Renegociação / parcelamento de dívida” no campo Problema.

A coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, orienta que o consumidor informe, no momento do registro, quais são suas condições de pagamento. “É importante que seja uma parcela que caiba no bolso do consumidor, para que ele avalie, quando receber as propostas, se poderá arcar com o parcelamento oferecido”, diz.

A Sanepar vai analisar o pedido e responder o cliente para que se efetive a negociação. O contato pode ocorrer por e-mail ou telefone, conforme indicado pelo cliente na plataforma. O prazo para esta negociação é de até 10 dias.

Renegocia

O mutirão do Programa Renegocia será realizado até 17 de janeiro de 2025 em todo o Brasil, pois se trata de iniciativa da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

As condições especiais de negociação podem ser solicitadas pessoalmente nos órgãos de defesa do consumidor, como Procons, Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), os Núcleos de Atendimento aos Superendividados (NAS), o Ministério Público, as Defensorias Públicas e as associações de defesa do consumidor. Todos estes órgãos integram o Sistema Nacional Permanente de Prevenção e Tratamento do Superendividamento para atendimento da Lei 14.181/2021.

da assessoria