Segunda-feira, 01 de Setembro de 2025

Sudacred destaca importância da nova norma para combater fraudes e fortalecer transparência no sistema financeiro

2025-09-01 às 17:25
Divulgação

A Receita Federal publicou na semana passada a Instrução Normativa nº 2.278/2025, que estabelece medidas rigorosas de combate aos crimes contra a ordem tributária, em especial aqueles relacionados ao crime organizado, como a lavagem ou ocultação de dinheiro e fraudes.

A nova regulamentação reforça que fintechs, sociedades de crédito e bancos digitais devem obedecer ao mesmo nível de transparência e controle já exigido de instituições financeiras tradicionais.

Na prática, isso garante isonomia regulatória e amplia os mecanismos de fiscalização, prevenindo riscos para consumidores e para o mercado.

Para o presidente do grupo paranaense Sudacred, James Hase, a medida fortalece a credibilidade do setor e contribui para um ambiente de negócios mais seguro no Brasil. A sociedade de crédito direto tem sede em Curitiba e faz parte de um grupo com mais de 30 anos de atuação, que possui uma carteira de 180 mil clientes autuando no mercados de crédito, financiamento e seguros.

“Uma medida necessária que reforça a segurança do sistema, protege os consumidores e impede qualquer uso indevido desses modelos de negócio para fraudes ou lavagem de dinheiro”, afirma James Hase.

Já o acionista da Sudacred, Luciano Fracaro, destaca ainda que a normativa traz respaldo ao setor. “Com essa publicação, cai por terra qualquer argumento de que fintechs ou sociedades de crédito seriam um espaço de vulnerabilidade ou risco. O que existe agora é uma base regulatória sólida, com parâmetros iguais para todos os players do mercado”, pontua.

A Sudacred ressalta que sempre atuou em conformidade com as normas fiscais e regulatórias do Banco Central e da Receita Federal, conduzindo suas operações com rigor técnico, ética e transparência.

Com informações das assessorias.