Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Vereadores aprovam indenização de R$ 1,7 mi para transporte coletivo de PG

2021-05-19 às 17:06

Foi aprovado nesta quarta-feira, 19, na Câmara Municipal de Ponta Grossa, o projeto de lei 086/2021. O PL prevê o repasse de de R$ 1,718 milhão à Viação Campos Gerais, como indenização pelos dias em que o transporte ficou parado por decreto, entre 18 de março e 4 de abril.

O projeto recebeu 15 votos favoráveis e 3 contrários, em primeira discussão. Votaram contra: Izaías Salustiano (PSB), Josi do Coletivo (PSOL) e o vereador João Maciel (PSC), suplente da vereadora Joce Canto (PSC). O vereador Valtão (PRTB) não estava presente na sessão.

Ao final das votações da Ordem do Dia, o presidente Daniel Milla abriu uma sessão extraordinária para votação do PL em segunda discussão. O projeto de lei foi aprovado, novamente, com 15 votos favoráveis e 3 contrários.

O projeto, que foi lido na sessão de segunda-feira (17) e tramitou em regime de urgência, passou pelas comissões internas e teve parecer admissível pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação, e pareceres favoráveis pela Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização e também pela Comissão de Obras, Serviços Públicos, Transito, Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade.

Clique aqui e leia o PL 086/2021 na íntegra.

O presidente do Lesgilstativo, Daniel Milla, explicou que foi procurado por parlamentares para que houvesse uma resolução da questão do PL ainda hoje. “Hoje nós fomos procurados por, praticamente, 90% da Câmara Municipal e fizeram solicitação à essa Presidência.”

Milla afirmou que caberia aos vereadores a decisão da votação em duas discussões. “Deixarei livre aos senhores para que possamos votar em duas discussões o projeto e acabar de vez com essa situação do transporte coletivo. Que a nossa prefeita municipal e a AMTT possa retornar com 100% da frota do transporte coletivo, auxiliando os empresários, os trabalhadores, e movimentando novamente a economia de Ponta Grossa, que não pode ficar parada”, falou.

Daniel Milla reforçou que não há posicionamento do Sintropas no PL 086/2021. “Neste projeto não existe nenhuma intromissão do Sintropas. Se houvesse intromissão do Sindicato seria pior”, falou. “Nós não estamos falando aqui de dar dinheiro à Viação. É um projeto indenizatório!”, concluiu Milla.

 


VCG FALA SOBRE DESEQUILÍBRIO DO TRANSPORTE COLETIVO

Durante a sessão, o diretor de relações institucionais da Viação Campos Gerais, Rodrigo Venske, esteve na Câmara para discutir com os vereadores a situação do transporte coletivo no município. “É uma situação indesejada, atípica, não só para a Viação Campos Gerais, mas para toda uma coletividade”, disse. “Talvez tenhamos demorado muito para chegar até aqui!”, completou.

Venske apresentou documentos e detalhou que o déficit na tarifa do transporte coletivo já vem acontecendo antes mesmo da pandemia, o que piorou ainda mais a situação. “Todos os dados estão disponíveis no Portal da Transparência”, reforçou.

Vereadores puderam questionar o diretor sobre as condições do transporte em Ponta Grossa. O D’Ponta News separou alguns trechos das respostas do diretor da VCG. [a transmissão completa está disponível ao final da matéria]

  • “O acordo [com TRT] será feito para pagamento da folha. No meu entendimento, se não fizermos isso, estaremos fazendo apropriação indébita. Na última vez [quando houve desbloqueio para pagamento] o recurso ficou 20 minutos na conta da VCG.”
  • “Precisamos pensar no futuro e tornar o sistema minimamente equilibrado. Se houver déficit, vamos continuar empurrando essa bola de neve pra frente.”
  • “A empresa tem bens. Garante os salários? Não fizemos este cálculo, mas todos os bens são operacionais. Chegamos a oferecer ônibus desativados para o pagamento de salários.”
  • “Nós sempre estivemos dispostos a buscar a melhor solução possível. Estamos em um momento delicado para repensar o sistema de transporte coletivo, como um todo.”
  • “Eu vivo a dor destas pessoas diariamente. A gente sabe o quanto a situação é difícil, de não conseguir pagar  água, luz. Pra nós, como empresa, é fundamental esse pagamento. Nossa prioridade são essas pessoas, que pra mim não são anônimas, e até sei das dificuldades pessoais.”
  • “Quando a crise passar as pessoas vão ter mais orgulho em trabalhar no transporte coletivo de Ponta Grossa.”

Rodrigo Venske, diretor de relações institucionais da VCG

O D’Ponta News conversou com o presidente do Sintropas, Luiz de Oliveira, logo após o final da sessão, que afirmou ainda não saber quando o transporte coletivo de Ponta Grossa deverá voltar a operar com 100% da frota. “Preciso saber como e quando será liberada a verba para que a empresa pague o salário imediatamente. Ainda não tenho essa a informação.”

Assista à sessão na íntegra.