Segunda-feira, 05 de Maio de 2025

XBRI adquire área 5 vezes maior para construção de indústria; estratégia visa atrair fábricas da China para PG

2025-05-05 às 11:14

A empresa XBRI, do setor de pneus, confirmou nesta segunda-feira (05) que pretende iniciar até o final de 2025 a construção de sua unidade industrial em Ponta Grossa. O anúncio foi feito pelo presidente da marca, o empresário Nabil Chamseddine, que destacou a localização estratégica da cidade como fator decisivo para a escolha. As informações foram repassadas ao diretor do Grupo D’Ponta Mídias e Consultoria, João Barbiero, que esteve em visita na XBRI, no Paraguai.

“A logística foi ponto decisivo pra XBRI optar pelos Campos Gerais. Estamos sendo muito bem atendidos por todos os órgãos governamentais, em especial pelo governo do Ratinho Junior, pela gestão da prefeita Elizabeth Schmidt e pela Câmara Municipal”, afirmou. Ele também destacou que o investimento está alinhado com a expansão da empresa, que já atua em mais de 30 países. Há ainda a perspectiva da construção de um condomínio industrial, visto que a companhia adquiriu uma área maior para a construção da indústria.

De acordo com o empresário, a nova planta industrial representa a realização de um projeto de longa data. “Aprendi com meu pai Abdul, que começou com uma pequena loja em 1949, em Apucarana, que com trabalho e seriedade é possível chegar longe. Somos filhos do Paraná e aqui iremos realizar o nosso sonho de construir uma indústria com reconhecimento internacional”, declarou.

A planta será a primeira da companhia no País, com capacidade para produzir anualmente até 14,5 milhões de pneus. Esse volume incluirá 12 milhões de unidades para carros de passeio e 2,5 milhões para caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e veículos de mineração

Com capacidade para produzir mais de 14 milhões de pneus por ano, a planta em Ponta Grossa poderá quadruplicar a oferta de produtos XBRI Pneus no Brasil. Em 2023, a empresa comercializou cerca de 3,5 milhões de pneus no mercado brasileiro, com faturamento estimado em R$ 4,5 bilhões na revendas.