Sábado, 12 de Outubro de 2024

“A educação infantil é a base das suas habilidades sociais”, destaca Dione Rute

2024-02-06 às 14:17

A psicóloga, Dione Rute Henneberg, esteve no programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), nesta terça-feira (06) falando sobre a volta às aulas, a transição de alunos que mudam de escola e a importância da educação infantil.

Mudança de escola e transição para a nova realidade

Com a volta às aulas, uma pauta que se faz presente é a transição de alunos para uma nova escola. Muitos pais optam por fazer essa mudança e matriculam seus filhos em uma nova escola. Para a psicóloga, o ser humano é um ser adaptável.

“A primeira semana de aulas é muito importante para que os alunos possam se adaptar à escola, aos novos colegas e aos professores. É necessário que você se habitue à nova realidade que passa a ter”, ressalta.

Ela também aponta que estudantes que passam do quinto para o sexto ano do ensino fundamental, a adaptação se faz necessária. “São crianças que possuíam uma rotina de estudar à tarde e passam a estudar de manhã, então é necessário que exista esse período de adaptação na primeira semana”, pontua.

A mudança de escola é positiva?

A psicóloga pontua que a mudança de escola pode ser positiva ou negativa para a criança. “Isso varia muito do contexto familiar e da necessidade desta criança. Então se a criança é mais introspectiva e gosta de um núcleo de amizades menor, para ela é melhor permanecer na mesma escola”, diz. “Agora se ela for uma criança que gosta de conhecer pessoas novas e sente essa necessidade de mudança de ambiente, essa transição de escola pode ser positiva”, destaca.

Adaptação dos pais

Muitos pais demoram para se adaptar quando seus filhos começam a estudar na pré-escola e educação infantil, e a psicóloga acredita que este é o momento do segundo parto. “Não é à toa que as crianças choram quando nascem, pois conhecem uma nova realidade. Então quando ela passa a frequentar a escola ela pode passar pelo segundo choro de parto e é necessário que aconteça esse rompimento [e que ela descubra essa nova realidade]”, afirma.

Ela acrescenta que em muitos casos, neste segundo momento, o rompimento é mais difícil para os pais do que necessariamente para as crianças. “Em muitos casos quem sai chorando após se despedir em frente à escola é a mãe, mas existe uma necessidade muito grande de que aconteça este rompimento que é considerado um segundo parto da humanidade”, assegura.

“A educação infantil é a base das suas habilidades sociais”

A educação infantil é a introdução das crianças ao universo do aprendizado. Durante este período elas são estimuladas através de atividades lúdicas e afins a exercitar as suas capacidades e potencialidades.

“Eu sempre pontuo que a educação infantil é a base das suas habilidades sociais. Então é nesse primeiro contato com outras crianças que você começa aprender a dividir”, ressalta. “O meio social, que é a escola, propicia a troca com outras crianças, o enfrentamento de desafios e as frustações normais das habilidades sociais que passam a se fazer presentes na educação infantil”, finaliza.

Serviço

Dione Rute Henneberg atende na R. Cel. Dulcídio, 554 – Centro; e o telefone para contato é: (42) 3223-1827.

Confira a entrevista completa: