Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quarta-feira (06), o professor, Yuri Sócrates, falou sobre a filosofia no dia a dia.
‘A filosofia é uma atitude humana’
O professor pontua que a filosofia não é necessariamente uma disciplina, apesar de o aluno aprendê-la através de disciplinas na escola. “Antes de qualquer coisa, a filosofia é uma atitude humana. Ela não é necessariamente uma disciplina e é uma das maiores marcas do que é ser um humano”, destaca. “Filosofia é aquilo que você mesmo faz em alguns momentos da sua vida, porque ela é um questionamento acerca de algo”, acrescenta.
Yuri aponta que o momento da morte de pessoas próximas é um momento de reflexão e é um exemplo de como a filosofia se faz presente na vida do ser humano. “Geralmente quando os seres humanos são confrontados com eventos como a morte, uma das primeiras perguntas realizadas é sobre por que aquela pessoa precisou morrer. Essa pergunta e outras afins, em situações como essa, são filosofia”, explica.
Filosofia no dia a dia
O professor ressalta que a filosofia está presente no cotidiano e ela se faz presente desde as perguntas elementares. “A reflexão sobre o que é certo e errado e questões sobre qual é a postura correta dentro da sociedade fazem parte do dia a dia das pessoas. Dessa forma, a filosofia é uma prática que todas as pessoas desenvolvem em algum momento e em alguma situação da vida”, assegura.
Ele também pontua que a filosofia não é movida por respostas, mas por perguntas. “As pessoas possuem a habilidade de fazer questionamentos sobre tudo. Todos os questionamentos realizados sobre quaisquer coisa são filosóficos”, pondera. “A partir de um questionamento elementar podemos ter debates extremos, e quando você acompanha a história da filosofia isso é perceptível”, complementa.
‘Lavando Louça com Sócrates’
Em 2021, Yuri criou um podcast na plataforma de streaming Spotify para estreitar a sua relação com os seus alunos, durante o período da pandemia, abordando temas da filosofia. “A ideia sempre foi levantar temas da filosofia para que os meus alunos pudessem ouvir no tempo deles, porém quando eu disponibilizei nessa plataforma [de streaming] foi surpreendente o número de acessos ao conteúdo”, afirma.
O crescimento do podcast fez com que o professor se empolgasse com o projeto e a procura por ele através das redes sociais fez com que a sua interação, que inicialmente era focada nos alunos, aumentasse de forma gradativa. “Uma mulher com idade superior a 40 anos me enviou uma mensagem agradecendo pelo conteúdo e relatando que durante toda a sua vida acreditava que a filosofia era inútil. Após escutar o podcast, ela teve a percepção de que a filosofia tem uma aplicabilidade prática no nosso cotidiano e isso me marcou muito”, finaliza.
Serviço
Você pode ter acesso aos podcasts do professor Yuri Sócrates através do Spotify.
Confira a entrevista completa: