Sábado, 27 de Abril de 2024

‘A Instituição é maior do que qualquer ocupante de cargo’, diz Everson Krum, candidato a reitor da UEPG

2022-03-30 às 11:41

Em entrevista realizada nesta quarta-feira (30), no programa Manhã Total apresentado por João Barbiero, na rádio Lagoa Dourada, o candidato a reitor da UEPG pela Chapa 1 – O importante é você!, Everson Krum, e seu vice, Vanderlei Schneider de Lima apresentaram seus posicionamentos e propostas para a universidade. “Quem tem o apoio político e representatividade é a UEPG. A instituição é maior que qualquer ocupante de cargo naquele momento”, definiu Krum, que atuou como vice-reitor na atual gestão, quando questionado sobre apoios políticos.

As propostas apresentadas pela dupla são pautadas pelo diálogo, conforme o candidato. “Valorização das pessoas, respeito às trajetórias, atividades e funções dentro da universidade, além de diálogo constante. Todas as demandas são importantes”. Além disso, há a perspectiva da curricularização da extensão, que pretende fazer com que os alunos realizem mais atividades com a comunidade.

Os integrantes da chapa relembraram também a importância da universidade para os Campos Gerais. “Temos que lembrar do aspecto histórico e da presença da universidade na cidade e região, com o desenvolvimento que a UEPG trouxe, gerando pessoas formadas, promovendo recursos, sem falar da geração de renda. Todo esse montante financeiro fica na nossa cidade”, destacou Krum. Para Vanderlei, “a universidade é um patrimônio da cidade e região. Pautando esse reconhecimento é que nós miramos a nossa campanha. Estamos entendendo que é preciso se fortalecer como comunidade interna. É fundamental que a UEPG dê conta das demandas mais emergenciais no que diz respeito aos seus servidores, professores e alunos. Uma vez que tenhamos esse fortalecimento interno, fatalmente iremos nos fortalecer perante a comunidade externa. O momento é de diagnóstico institucional”, disse.

Krum falou também sobre a relação que pretende manter com seu vice. “Os dois fazem parte da gestão da universidade. Da minha parte e da parte do Vanderlei, nós não temos diferença nenhuma de ocupação de cargos e delegação de tarefas. Nós estamos trabalhando para que os dois tenham o mesmo desempenho, os mesmos conhecimentos e participações em reuniões e atividades”. A colocação foi corroborada por Vanderlei, que afirmou que não há vaidade pessoal na composição. “A nossa caminhada, nosso propósito, e que cada vez mais nós possamos nos fortalecer nesses princípios, é pela UEPG, pela instituição”, frisou

Outro ponto de destaque defendido foi a atuação do Hospital Universitário (HU) durante a pandemia. “É motivo de orgulho tudo que o HU conseguiu fazer para a comunidade e região. Foi um trabalho exaustivo de todos que estavam lá dentro”, pontuou Everson.

As eleições da Reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa para o período de 2022 a 2026 acontecem nos dias 9 e 13 de abril.