Acadêmicos do curso de jornalismo da UniSecal conheceram, na última quarta-feira, 3, detalhes da agência de checagem virtual colaborativa ‘Promessas de Campanha’. A proposta fará parte da disciplina de ‘Projeto de Extensão’ neste segundo semestre de 2022. Os futuros profissionais farão a checagem inicial das promessas de candidatos eleitos em seis municípios dos Campos Gerais – Castro, Carambeí, Tibagi, Telêmaco Borba, Palmeira e Piraí do Sul.
O coordenador do curso de Jornalismo, Helton Costa, explica que o ‘projeto de extensão’ é uma ação do Centro Universitário junto à comunidade externa, como forma de aplicação e expansão do conhecimento que os acadêmicos adquirem durante a formação. “No final, o objetivo é a melhora da realidade social da comunidade envolvida, o desenvolvimento dela. É a aplicação prática de pesquisas e estudos que os cursos proporcionam aos seus alunos”, conta.
O responsável pelo ‘Promessas’, Eduardo Vaz, reforça a importância no envolvimento da comunidade e das universidades no projeto, uma vez que ele possui caráter colaborativo. “O ‘PDC’ nasceu com o objetivo de unir a comunidade e acadêmicos de jornalismo em uma grande checagem de fatos colaborativa. O curso de Jornalismo da UniSecal, onde este projeto nasceu, abraçou o ‘Promessas’ desde o início, e agora está engajado, junto com os acadêmicos, na expansão das checagens iniciais. Essa ação de responsabilidade social em prol da comunidade é fundamental para que todos nós tenhamos uma participação ativa na construção de uma nação melhor”, afirma.
Costa explica que o ‘Promessas de Campanha’ (PDC) se insere como projeto, uma vez que oferece, por meio do Jornalismo, ferramentas para que a comunidade seja consciente e autossuficiente para cobrar seus direitos e responsabilizar agentes públicos que não estejam agindo conforme prometeram durante o período eleitoral. “Para os alunos e alunas envolvidas, eles podem exercer a checagem jornalística, a metodologia de entrevista e trabalho com documentos e informações públicas, de modo a auxiliar os cidadãos e cidadãs com informações relevantes”, diz.
Para o acadêmico do sétimo período, Alan Cristian Gomes da Guarda, a oportunidade de participar do projeto ajudará na formação, além de contribuir com a sociedade. “Poder checar as informações durante o meu processo de formação me permitirá exercitar a minha função como futuro jornalista, pois irá ajudar na apuração de futuras matérias. Além disso, também oferecerá suporte para a população na filtragem dos candidatos”, finaliza.
SOBRE O PROJETO
‘Promessas de Campanha’ é uma agência virtual colaborativa de checagem de promessas eleitorais, feitas por candidatos eleitos para o Poder Executivo, durante a campanha. No ar desde julho de 2022, o projeto nasceu como ‘Projeto Experimental’, dentro do curso de jornalismo do Centro Universitário Santa Amélia. O ‘PDC’ conta com a colaboração dos usuários para atualização constante das promessas de campanha, as quais passam por uma checagem por um jornalista responsável.
Conheça o site.
www.promessasdecampanha.com.br
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foto: Freepik / Divulgação