Aluno do Colégio Cívico-Militar Estadual Eurico Batista Rosas, de Carambeí, participará de intercâmbio através do ‘Ganhando o Mundo’ | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024

Aluno do Colégio Cívico-Militar Estadual Eurico Batista Rosas, de Carambeí, participará de intercâmbio através do ‘Ganhando o Mundo’

2023-07-24 às 14:42

O aluno do Colégio Cívico-Militar Estadual Eurico Batista Rosas de Carambeí, Samuel dos Santos, e a diretora, Ana Wieslava Kaspchak, comentaram sobre o intercâmbio que ele participará através do projeto ‘Ganhando o Mundo’, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), nesta segunda-feira (24).

Ganhando o Mundo

‘Ganhando o Mundo’ é um programa de intercâmbio criado pelo Governo do Estado do Paraná e oferecido para estudantes, professores e pedagogos da rede pública estadual de ensino. O objetivo do projeto é propiciar formação acadêmica em instituições estrangeiras, além de experiências culturais e pedagógicas que possam ser compartilhadas, posteriormente, nos colégios estaduais do Paraná.

“Por meio de pontuações, eles pegam alguns alunos [da rede estadual] e proporcionam o intercâmbio a alguns países”, destaca o estudante.

Terceira edição

Este programa já está na sua terceira edição, e possibilitará que 1000 alunos realizem a experiência de um semestre letivo para cinco países diferentes. Possibilitar a ampliação do repertório cultural e acadêmico dos estudantes, permitir sua vivência e experiência na realidade de outros países, consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública estadual de ensino do Paraná, além de potencializar o desenvolvimento da autonomia e aperfeiçoar o domínio da língua inglesa são o foco deste intercâmbio.

“Já tiveram três edições deste projeto, e eu faço parte da terceira. Na primeira edição 100 alunos foram contemplados e tiveram a oportunidade de fazer o intercâmbio no Canadá”, afirma Samuel. “Na segunda edição os alunos foram para a Nova Zelândia, enquanto nessa terceira edição, que estou participando, são cinco destinos diferentes [Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Inglaterra e Austrália]”, acrescenta.

Os alunos contemplados nesta edição do programa serão divididos entre estes cinco países parceiros do projeto. “Ainda não nos disseram para qual dos destinos vamos, mas começará em janeiro e ficaremos um pouco mais de quatro meses no destino”, explica o estudante.

Processo de escolha

A diretora do colégio destaca que o governo estadual vem investindo muito em educação e a escolha do seu aluno para o projeto é fruto de muita dedicação. “O nosso aluno é um menino que se destacou muito, porque esses alunos são contemplados justamente pelo que estão fazendo no colégio. Este processo inclui nota, certificado, comportamento, monitoria [e afins]”, ressalta. “O nosso aluno foi um dos primeiros classificados aqui na região, com 609,45 pontos, feitos por méritos dele, dos professores e da família”, complementa.

Aprendizado do idioma

O estudante destaca que ainda não consegue se comunicar em inglês, mas que a oportunidade de estar lá é uma forma de aprendizado na prática. “Eu já consigo ler algumas coisas em inglês, mas para conversar no dia a dia fica um pouco mais difícil”, afirma. “Lá você terá a necessidade de conversar, porque ficará em uma casa de alguma família local”, complementa.

Referência do estudante

Samuel destaca que a sua mãe, Maria dos Santos, é o exemplo que segue para conseguir conquistar os seus objetivos.

“Minha mãe é o exemplo de nunca desistir e sempre seguir em frente. Se você fixar um caminho a trilhar, conseguirá chegar ao objetivo”, finaliza.

Confira a entrevista completa: