O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Tecnológica do Federal do Paraná (UTFPR) está realizando uma campanha em prol dos funcionários terceirizados que realizavam a limpeza da instituição. De acordo com o DCE, a empresa que prestava esse tipo de serviço no campus de Ponta Grossa está atrasando os pagamentos aos colaboradores desde o começo de 2022.
No dia 10 de março, a empresa foi notificada sobre o encerramento do contrato e para diminuir o impacto nos servidores, os alunos promoveram uma campanha de doações de alimentos não perecíveis ou produtos de higiene/limpeza. Os acadêmicos que ajudarem receberão 2 horas complementares por quilo de alimento ou item doado. O local para realizar as doações é no bloco L e funciona das 12h às 13h, de segunda a sexta.
Em nota enviada ao D’Ponta News, a UTFPR esclareceu pontos referentes à prestação de serviços da nova empresa e também afirmou seu apoio à iniciativa dos estudantes. Confira abaixo a íntegra do documento:
“Após todos os procedimentos legais foi possível negociar uma contratação emergencial pelo período remanescente ao contrato que a empresa anterior deixou de honrar, sendo que após esse período (6 meses) deverá ocorrer nova licitação juntamente com os Campi Guarapuava e Campo Mourão (Polo Centro).
A nova empresa iniciou suas atividades em 01 de abril do corrente ano. Esta contratação representa um desembolso maior do Campus, não só devido ao aumento do efetivo – que naturalmente deveria ocorrer pela retomada das atividades presenciais, mesmo que fosse realizado pela antiga empresa que deveria repor os postos de trabalho ao nível pré-pandemia – mas também devido ao aumento dos salários e insumos, pois a empresa fornece todo o material de limpeza.
Quanto as campanhas de doação, já foram realizadas diversas ações, inicialmente entre os servidores e agora entre alunos e entidades acadêmicas. Estas ações tem total apoio da gestão, que se solidariza com a situação e reconhece a dedicação das colaboradoras que, mesmo sem receber seus devidos pagamentos, continuaram desempenhando suas funções, possibilizando a manutenção das atividades do Campus.
Aproveitamos a oportunidade para também reconhecer e parabenizar os responsáveis pelas campanhas, assim como a todos aqueles participaram com doações. Estas ações caracterizam o rebuscado senso de comunidade entre nossos alunos, servidores e colaboradores terceirizados.
Adicionalmente gostaria de destacar que a empresa contratada deixou de honrar seus compromissos em janeiro do corrente ano, contudo, não havia hipótese legal que possibilitasse a UTFPR efetuar o pagamento diretamente as colaboradoras. Assim, por orientação jurídica, as colaboradoras acionaram o sindicato, através do qual foi movida uma ação judicial. Como resultado desta ação, recebemos, na data de hoje, uma determinação para recolhimento dos valores em uma conta judicial que será usada para ressarcir as colaboradoras pelos danos causados pela empresa. Sendo assim, as colaboradoras deverão receber o que lhes é de direito dentro dos próximos dias.”