Alunos dos colégios estaduais Meneleu de Almeida Torres, na Vila Vilela, e Júlio Teodorico, no Centro, organizaram uma sessão de autógrafos, na segunda (19), para o lançamento de 180 livros que apresentam textos escritos por eles. A professora Gláucia Marília Hass, que coordenou o projeto no Júlio Teodorico, deu mais detalhes sobre a confecção dos livros, acompanhada dos alunos, em participação o programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), desta sexta (23).
A professora levou até os estúdios da Lagoa Dourada uma série do que ela chama de “estrelas literárias” – seus alunos, que participaram do projeto desenvolvido ao longo do ano letivo de 2022. “Costumamos trabalhar com a metodologia de projetos em que os alunos fazem a prática de redação, produzindo um produto para o final do ano. Neste ano, eles se esforçaram bastante e conseguiram produzir seus livros autorais. Cada um fez o seu, contou sua história”, comenta. A professora Ângela, que possui turmas nos dois colégios, auxiliou Gláucia na coordenação do projeto.
O evento de lançamento dos livros elaborados pelos alunos, na segunda (19), teve direito a sessão de autógrafos com a presença dos pais. Israel, um dos alunos, mostrou o livro que ele escreveu narrando as aventuras da Raposa Helsing. Além do texto, a obra conta com ilustrações elaboradas por ele.
A professora explica que coube a ela orientar os alunos para que as ilustrações seguissem ao que era descrito na narração da página em que elas seriam inseridas. “Eles foram ilustrando, incluindo elementos visuais na narrativa deles. Cada um teve sua ideia, cada um fez sua temática, seu texto. Foi a partir de um conto que eles criaram esses livros”, reforça Gláucia.
A professora explica que o projeto já vinha sendo desenvolvido desde 2018. “Partindo do pressuposto de que o trabalho tem que ser significativo, a redação, para eles se familiarizarem com o texto e terem mais interesse em produzir, fazemos sempre dessa forma, tentando criar um produto para que eles realmente ponham em prática e compartilhem esses textos”, diz.
Nesse trabalho desenvolvido em 2018, os alunos do 7º ano optaram por trabalhar com textos relacionados à mitologia grega e criaram um álbum ilustrado, que descreve a narrativa dos mitos e das figuras mitológicas, a partir de pesquisa elaborada pelos alunos. Nesse caso, as ilustrações não foram autorais, mas baseadas na curadoria feita pelos alunos em pesquisa. O projeto foi desenvolvido a partir do contato da professora Ângela com a plataforma Estante Mágica.
Em 2022, o trabalho envolveu o estudo de gêneros textuais e uma leitura de repertório, a partir do gênero conto. Vários dos alunos optaram por escrever contos de terror. “Quando estávamos estudando o gênero conto, vamos ter ali algumas subclassificações, como os contos de mistério, os contos maravilhosos, os contos de terror. Para eles chegarem nesse ponto de escrever um texto, que já tem todas essas características, que esteja enquadrado e respeitando todos os elementos narrativos que precisam ter, fizemos muito estudo de personagem, cenário, narrador. Para pôr isso em prática, eles foram produzindo os textos”, detalha.
Confira a entrevista com os alunos do Meneleu e do Júlio Teodorico na íntegra: