O desenvolvimento de soluções na rede estadual de ensino do Paraná não apenas evidencia o aprendizado em sala, mas também impacta diretamente o ambiente escolar. Entre diversos projetos, o trabalho de um grupo de sete alunos do 3° ano do Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas do Colégio Estadual José Bonifácio, de Paranaguá, chamou a atenção. A equipe se destacou com a criação de um sistema de controle de frequência dos estudantes, que permite à escola ter mais informações e monitorar com mais exatidão a entrada na unidade, o que ajuda a reduzir faltas e atrasos.
“O registro de entrada da escola feito manualmente dificulta o controle e é mais moroso e trabalhoso”, explica Kevin Alonso Martin de Lima, de 18, um dos estudantes envolvidos no projeto.
Foi Alex José Correia Weiss, diretor da escola, quem lançou o desafio aos estudantes. “Nos foi sugerida a criação de uma solução para o registro da frequência a partir de um sistema de controle automatizado”, disse. Desta forma, foi desenvolvido o Programa Xaraggan, um aplicativo que integra escaneadores digitais. Ao entrarem na escola, os estudantes fazem o escaneamento de suas carteirinhas num leitor de código de barras. As informações são automaticamente enviadas a um computador que registra a frequência do aluno e o horário de entrada.
Segundo o diretor Alex Weiss, desde a implantação do sistema, foi registrada uma redução significativa no número de faltas e atrasos injustificados. “Quando o aluno atrasa, o sistema solicita a justificativa, garantindo maior controle e responsabilidade sobre a frequência escolar. Essa inovação vem ao encontro da melhora na qualidade do ensino, garantindo um acompanhamento mais próximo da rotina dos alunos”, afirma.
Conhecimentos adquiridos
Munidos dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, os estudantes responsáveis pelo projeto encaram com otimismo a futura inserção no mercado de trabalho. “Para o nosso projeto tivemos que estudar todos os elementos que englobam o desenvolvimento de sistemas, como programação, lógica computacional, pensamento computacional e linguagem de programação. Com essa bagagem podemos nos direcionar melhor no ingresso em um futuro emprego”, diz o aluno Kevin Alonso.
De acordo com o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, a ideia é implementar o sistema nas demais escolas estaduais de Paranaguá. Se a eficácia do protótipo for mantida nas instituições do município, o planejamento é que o sistema seja implantado em todas as escolas da rede do Estado.
Ensino técnico e profissional
A oferta de cursos profissionalizantes pela Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) vem passando por importante ampliação nos últimos anos. Em 2021, o número de vagas da modalidade girava em torno de 10 a 14 mil. No ano seguinte saltou para 29 mil, e em 2023 chegou ao patamar de 38 mil vagas disponíveis. Neste ano, a modalidade oferece 45 cursos e conta com 112 mil alunos matriculados em 708 escolas distribuídas por 258 municípios de todo o Paraná.
da AEN