O curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL) teve as aulas presenciais canceladas nessa quinta-feira (26). A decisão foi tomada após a confirmação de seis casos de Covid-19 entre os acadêmicos do curso. O diagnóstico positivo veio depois dos estudantes realizarem uma festa na última semana.
Por meio de nota, a UEL se manifestou sobre a suspensão das atividades práaticas. A instituição garante que “todas as atividades acadêmicas dos cursos de saúde estão amparadas em portarias da Secretaria Estadual de Saúde (SESA) do Paraná, inclusive com a devida imunização destes acadêmicos”. Cerca de 300 discentes estão afastados e devem retomar as atividades em 8 de setembro.
A coordenadora do colegiado do curso de Medicina, Neide Tomimura Costa, informou que recebeu denúncias sobre a confraternização nessa quarta-feira (25) e que os estudantes envolvidos confirmaram a realização do evento. Além dos seis que positivaram para Covid-19, outros assintomáticos, que também estavam na lista de presentes, realizaram trabalhos no Hospital Universitário (HU) antes de receberem o resultado confirmando estarem infectados com o novo coronavírus.
“O Colegiado repudia esse comportamento durante a pandemia. Não é admissível que os estudantes que estejam em aulas práticas presenciais se exponham numa festa, sem máscara. Infelizmente, apesar de serem estudantes, precisam agir com a responsabilidade de um profissional de saúde”, declarou a coordenadora.
Informações Ricmais. Foto UEL