Os estudantes inscritos no Aprova Paraná Universidades, o sistema de seleção unificada do Governo do Estado, podem consultar as listas com os resultados definitivos das classificações, disponibilizadas pelas sete instituições da rede estadual de ensino superior. Ao todo, 3.718 candidatos estão aptos a efetuar as matrículas nos cursos escolhidos, marcando o início da jornada acadêmica para esses milhares de estudantes. Os prazos encerram entre 19 de fevereiro e 7 de março, de acordo com o calendário individual de cada universidade.
O Aprova Paraná Universidades tem como objetivo simplificar o acesso de alunos de ensino médio da rede pública do Estado, que realizaram a Prova Paraná Mais, às sete universidades estaduais. Nesta primeira edição do programa, os cursos mais procurados foram Administração, Direito, Medicina, Pedagogia e Ciências Contábeis, respectivamente. O sistema contabilizou um total de 29.892 inscrições, considerando primeira e segunda opções de cursos.
Com câmpus universitários em 29 cidades de diferentes regiões do Paraná, as instituições reservaram 20% das vagas para essa modalidade de ingresso, em 1.283 cursos de graduação, em todas as áreas do conhecimento, entre bacharelados e licenciaturas, além de cursos tecnológicos. O intuito do governo estadual é oferecer mais uma oportunidade de acesso à formação acadêmica para além dos vestibulares convencionais.
O diretor de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Michel Jorge Samaha, destaca a importância do sistema para a democratização da educação superior. “O processo seletivo é uma oportunidade para milhares de jovens paranaenses realizarem o sonho de ingressar em universidades públicas de qualidade”, afirma.
“Essa política contribui para a transformação social e profissional, por meio da formação acadêmica, e amplia a perspectiva dos alunos de seguir uma carreira científica, pois terão a chance de atuar em projetos de pesquisas em todas as áreas do conhecimento”, acrescentou.
É o caso da estudante Ana Alice Teixeira Gusmão, do município de Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, que no ano passado concluiu o ensino médio no Colégio Estadual Rio Branco. Depois de participar do vestibular para o curso de Direito na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), ela ficou classificada na lista de espera.
Agora, por meio do Aprova Paraná Universidades, a estudante ingressará no curso de Direito da UENP, no câmpus de Jacarezinho, como a melhor colocada entre os classificados nesta modalidade de ingresso da instituição.
A futura universitária destaca a importância da iniciativa para sua trajetória. “O programa é uma oportunidade única, pois abre portas para estudantes que não têm condições de pagar por cursinhos pré-vestibulares, permitindo o ingresso em grandes universidades e a realização do sonho de um futuro promissor, além de ser acessível e prático, já que acontece na própria escola”, afirma a estudante, que escolheu a carreira profissional na área jurídica no início do ensino médio.
Classificações
O processo seletivo revelou um cenário diversificado em relação ao número de candidatos classificados e vagas ofertadas. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) destacou-se com 4.661 classificados para 754 vagas, seguida pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que obteve 3.168 candidatos classificados para 490 vagas. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) contabilizou 2.773 classificados para 681 vagas; a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) registrou 2.288 candidatos aptos para 461 vagas.
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) teve um número equilibrado, com 429 classificados para o mesmo total de vagas. Já a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) classificou 228 candidatos para 283 vagas, e a Universidade Estadual de Londrina (UEL), somou 75 classificados para 598 vagas. Os dados evidenciam a alta procura por vagas no ensino superior público, com variações significativas entre as instituições.
Para a seleção dos candidatos, a UEL adotou o critério de nota mínima em todos os cursos de graduação ofertados. As notas das 13 disciplinas e a redação aplicadas na Prova Paraná Mais foram avaliadas individualmente, medida similar à utilizada para seleção no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com isso, puderam se inscrever nos cursos da UEL os estudantes que alcançaram a nota pré-definida em cada uma delas.
Segundo a universidade, esse critério poderá ser avaliado na próxima edição do Aprova Paraná Universidades.
Parceria
O Aprova Paraná Universidades é resultado de uma parceria da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Secretaria da Educação (Seed). O programa reforça o compromisso do governo estadual com a educação pública e a inclusão social, sendo reconhecido como uma política para impulsionar o ensino superior e a carreira acadêmica e profissional de jovens paranaenses. O sistema contribui para consolidar o Paraná como uma referência em educação e inovação no Brasil.
Serviço:
Consulte o calendário de matrículas do Aprova Paraná Universidades 2025. É importante ficar atento aos prazos e documentos necessários para assegurar as vagas, além de acompanhar as orientações específicas de cada instituição.
UENP
Matrícula: de 17 a 24 de fevereiro – aqui
Unicentro
Matrícula: 18 a 19 de fevereiro – aqui
UEL
Matrícula: de 18 a 21 de fevereiro – aqui
UEPG
Matrícula: 20 a 24 de fevereiro – aqui
Unioeste
Matrícula: 19 de fevereiro – aqui
UEM
Matrícula: 20 a 24 de fevereiro – aqui
Unespar
Matrícula: 6 e 7 de março – aqui
da AEN