O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), promulgou a resolução n° 4/2023, que cria o Prêmio Meninas Olímpicas, conferido pelo Legislativo Estadual. O objetivo é fomentar a participação de meninas em Olimpíadas de Conhecimento. A premiação será destinada a estudantes de escolas públicas paranaenses que participarem de olimpíadas científicas.
Uma das prioridades da resolução é combater uma triste realidade: a falta de oportunidades iguais entre homens e mulheres. De acordo com as Organizações das Nações Unidas (ONU), as mulheres recebem menos bolsas de pesquisa que homens. Além disso, mesmo representando um terço dos pesquisadores em nível global, ocupam 12% dos membros das academias científicas nacionais.
A ONU estima que pesquisadoras tendem a ter carreiras mais curtas e menos remuneradas. Além disso, o trabalho é sub-representado em publicações científicas e muitas vezes preterido para promoção. Para a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a igualdade de gênero é uma prioridade global, priorizando a atuação junto a meninas e fazendo com que suas ideias sejam ouvidas e alavancas.
Prêmio
A premiação aprovada pela Assembleia será conferida em três categorias para garotas do sexto e sétimo ano do ensino fundamental; do oitavo e nono ano e do ensino médio. O Prêmio Meninas Olímpicas consistirá na entrega de um diploma a duas meninas em cada nível, contendo o brasão da Assembleia Legislativa e o símbolo da Procuradoria da Mulher da Casa, acrescido do nome da estudante, da categoria do prêmio e o nome da olimpíada científica que participou. A solenidade de premiação será realizada anualmente em data próxima ao Dia Internacional da Mulher.
De acordo com o texto, a Procuradoria da Mulher encaminhará à Mesa Executiva uma relação anual das estudantes homenageadas, especificando as categorias premiadas e em quais olimpíadas científicas participaram.
A iniciativa é fruto do projeto de resolução 13/2021, que tratava da criação da premiação. O projeto foi assinado pela deputada Cristina Silvestri (PSDB) e pelos deputados Ademar Traiano (PSD), Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Tercílio Turini (PSD).
da ALEP Comunicação