Sexta-feira, 19 de Julho de 2024

Avalia PG: Escolas fazem provas online em projeto piloto de avaliação

2024-06-11 às 18:20
Foto: Divulgação

Ponta Grossa está implementando um amplo processo de modernização também em suas avaliações externas de aprendizagem, nas escolas mantidas pela Prefeitura. Com a instalação dos novos Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LACs), a Secretaria Municipal de Educação realiza agora um projeto piloto de avaliações online, com disponibilização imediata dos resultados, no programa Avalia PG.

O Avalia PG já é feito da maneira tradicional em todas as escolas municipais. Nas escolas que já dispõem dos LACs, com notebooks conectados em rede, já é possível testar e aprimorar as primeiras avaliações online, com acesso imediato aos resultados, imediatamente centralizados pela SME.

“O Avalia PG é de suma importância, pois é umas das formas de a Secretaria acompanhar o desempenho dos estudantes nas escolas. A partir destes resultados, as escolas e a SME podem fazer uma análise do volume de acertos para, em seguida, elaborar um plano de intervenção para melhorar todos os pontos em avaliação e cada uma das escolas, mesmo naqueles casos que já apresentam resultados mais avançados”, explica a coordenadora do Departamento de Educação, professora Izolde Hilgemberg de Oliveira.

A avaliação piloto foi realizada em 15 Laboratórios de Aprendizagem Criativa, com a participação de 3374 estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Os alunos e professores participantes realizaram a atividade simultaneamente e os resultados foram recebidos pelos profissionais em poucos minutos, com a relação de acertos e um relatório para que os pontos a serem melhorados possam ser abordados com rapidez, melhorando o ensino e o aprendizado. Com as novas unidades sendo implementadas, serão 50 LACs em 2024.

da assessoria