Sábado, 28 de Maio de 2022

Colégio Sepam se prepara para implantação do Novo Ensino Médio

28/12/2021 às 13:19

O Novo Ensino Médio entra em vigor no Paraná a partir do próximo ano letivo. Alunos e professores vivenciarão uma nova formatação do ensino, com mais tempo de aulas e com a grade curricular sendo composta por Formação Geral Básica e Itinerários Formativos. O Colégio Pontagrossense Sepam vem se preparando para essa implantação do novo modelo de educação regulamentado pelo Governo Federal. As aulas iniciam em 7 de fevereiro.

As principais mudanças requeridas pela Lei n° 13.415/2017 estão relacionadas à carga horária e à oferta de novos itinerários formativos, que são o conjunto de disciplinas e projetos que os estudantes terão à disposição. Pela lei, a quantidade de horas-aula a ser ofertada pelos colégios passará de 800 para 1.000 horas anuais. No Sepam, a carga horária passará das atuais 1.100 para 1.400 horas/ano. De acordo com o diretor da instituição, Osni Mongruel Junior, a carga horária maior ofertada pelo colégio permite uma formação mais adequada dos alunos, preparando-os para o exercício da cidadania assim como para o acesso ao Ensino Superior.

“No período matutino presencial, de segunda a quinta-feira, as aulas terão enfoque nas disciplinas tradicionais. Na sexta-feira, os alunos poderão escolher o itinerário formativo de acordo com suas predileções. No período vespertino, trabalharemos com aulas remotas e atividades presenciais complementares, explica o diretor.

Projeto de Vida

Conforme o coordenador pedagógico do Colégio Sepam, Jacob Cavagnari, o foco da instituição é possibilitar que o aluno seja protagonista de sua história, o que vem ao encontro da proposta do Novo Ensino Médio, com o ‘Projeto de Vida’, que busca desenvolver nos estudantes a capacidade de compreender a si, ao outro e ao mundo, bem como reconhecer seus objetivos e, a partir deles, tomar decisões e planejar o futuro.

“O aluno avançará nas áreas relacionadas ao que ele quer cursar no Ensino Superior. As mudanças requerem também novas habilidades dos professores e adequações na metodologia das aulas. Para a efetividade do projeto, é necessária a cooperação de todos: escola, família e sociedade. O Colégio Sepam já incentiva o protagonismo juvenil com a realização de projetos, jogos interséries, eventos culturais e a oferta de diversas atividades extraclasse. Destaco o programa Líder em Mim, desenvolvido em todo o ensino fundamental. Com as atividades do Novo Ensino Médio daremos sequência ao bom trabalho que fazemos, ampliando as possibilidades aos nossos alunos”, destaca Cavagnari.

Para o Ensino Médio, em 2022, o Sepam trabalhará com os materiais didáticos elaborados pela Somos Educação, principal grupo educacional do Brasil. Segundo a coordenadora pedagógica do Colégio, Giselle Gehlen, as apostilas foram desenvolvidas para atender às mudanças previstas pela legislação e são divididas em Formação Geral Básica e Itinerários Formativos. “Os materiais possibilitam que os estudantes entendam na prática os conteúdos, aumentem seu interesse e assim possam fazer melhor suas escolhas”, sustenta Giselle.

Itinerários formativos

O Novo Ensino Médio será composto por quatro itinerários formativos: Linguagens e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza; e Ciências Sociais Aplicadas. A legislação possibilita que os colégios trabalhem prioritariamente em dois núcleos. Os dois escolhidos pelo Sepam são Linguagens e suas Tecnologias e Ciências da Natureza. Os eixos estruturantes do novo modelo são: Investigação Científica; Processos Criativos; Mediação e Intervenção Sociocultural; e Empreendedorismo.

Conforme a coordenadora pedagógica do Sepam, Sônia Mongruel, um dos desafios da instituição será o formato de trabalho com os alunos, o que exigirá adaptação e aprendizado tanto dos estudantes quanto dos professores. “A nova proposta possibilitará o desenvolvimento de projetos. E se queremos alunos autônomos, protagonistas, capazes de fazer escolhas com responsabilidade, é preciso pensar e formular metodologias adequadas para o projeto, desenvolvendo um excelente ensino prático, que é o que o Sepam realizará ainda mais em 2022”, ressalta Sônia.

Matrículas

As matrículas para o ano de 2022 podem ser feitas por meio do site do Sepam.

A instituição conta com aulas de robótica; High School, em parceria com a Universidade do Missouri (Estados Unidos); programa de educação socioemocional Líder em Mim; aulas de yoga e incentivo às práticas saudáveis no dia a dia; além de aulas de dança, música, teatro, ginástica e treinamentos esportivos.

Mais informações pelo telefone (42) 3225-2677.

Sobre o Colégio Sepam

Fundado em 1939, na cidade de Ponta Grossa (PR), pelos professores Roberto Emílio Mongruel e Altair de Oliveira Mongruel, o Sepam é uma instituição de ensino particular de nível infantil, fundamental, médio e pré-vestibular. Possui duas unidades em operação, sendo a segunda na cidade de Castro (PR), inaugurada em 1993. Com perfil arrojado e inovador, o Colégio Sepam implantou, em 2015, o programa de ensino médio internacional – o High School -, por meio de um convênio com a Universidade de Missouri (Estados Unidos).

Na unidade Sepam Vestibulares, a Instituição completa 40 anos de atuação no segmento de pré-vestibular, consolidado como um dos líderes em aprovações do Paraná, com mais de 10 mil aprovações em destacadas universidades brasileiras. O Colégio Sepam tem como linha filosófica a formação humanista de seus alunos e possui professores bilíngues com formação em diferentes áreas da licenciatura. Mais informações: sepam.com.br, facebook.com/sepamcolegio e @sepamcolegio (Instagram).

da Assessoria