{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Educação

Comissão de Educação da Assembleia Legislativa vai coletar sugestões sobre possíveis mudanças na Educação de Jovens e Adultos

há 5 anos

Redação

Publicidade
Comissão de Educação da Assembleia Legislativa vai coletar sugestões sobre possíveis mudanças na Educação de Jovens e Adultos
Publicidade

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná realizou uma telereunião, na manhã desta terça-feira (21), para debater o atual modelo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Paraná, que, em 2020, teve o cronograma readequado para semestral e a matriz curricular unificada. Com a participação dos deputados Hussein Bakri (PSD), Luiz Claudio Romanelli (PSB) e Professor Lemos (PT), do secretário de Educação Renato Feder e de representantes de várias entidades, o encontro discutiu formas de aprimorar as questões que foram surgindo a partir das mudanças implantadas neste ano.

Ficou acordado que os participantes irão encaminhar sugestões para a Comissão de Educação, que vai seguir debruçada sobre o tema para, na sequência, buscar um consenso com a Secretaria da Educação (SEED).

“É natural que toda mudança precise ser debatida e melhorada a partir das questões que vão surgindo com a sua aplicação na prática do dia a dia. E desde o início deste mandato, a Comissão de Educação tem se mostrado aberta ao diálogo, exercendo um papel de protagonismo e mediação entre a SEED, a APP-Sindicato e todos os demais atores envolvidos com o tema. Nosso objetivo sempre será que o Paraná oferte uma educação pública de qualidade nas escolas”, afirmou Hussein Bakri, que é líder do Governo e Presidente da Comissão de Educação da Assembleia.

Segundo o secretário Renato Feder, a pasta está sempre aberta ao debate na busca de tomar as medidas mais acertadas em prol da Educação do Paraná. “Nossa intenção é sempre fazer o correto, e a visão de todos que participaram da reunião pode e deve nos ajudar bastante. Vamos nos aprofundar no tema para atrair esses alunos que não puderam concluir o ensino na época adequada e, sobretudo, para atendê-los com qualidade. O objetivo é tomar as decisões mais democráticas e coerentes que for possível” declarou.

Modelo atual – Destinada a jovens e adultos que não puderam concluir os estudos na idade adequada, a EJA teve o cronograma readequado para semestral em 2020 e a matriz curricular foi unificada. Com isso, os estudantes agora podem concluir tanto a etapa do Ensino Fundamental quanto a do Ensino Médio em 2 anos. Além de seguir regras da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a SEED promoveu a mudança após detectar que os alunos da EJA levavam, em média, 5 anos para concluir cada etapa, o que resultava em grande incidência de abandono devido ao período prolongado.

Além disso, com a matriz unificada para este ano, todas as instituições que ofertam EJA passaram a ter as mesmas disciplinas, facilitando a continuidade dos estudos caso o aluno precise mudar de escola e também a organização dos professores para a escolha das aulas.

Os docentes, porém, dizem que os estudantes necessitam de mais flexibilidade na grade de ensino para adequá-la às suas disponibilidades de dias e horários, uma vez que a maioria trabalha. Eles sugerem ainda a volta da possibilidade de os alunos fazerem matrícula em disciplinas isoladas e de terem atendimentos individualizados.

“Temos verificado esses reflexos no dia a dia da EJA e, por isso, é importante esse espaço aberto pela Comissão de Educação para sermos partícipes do debate, de forma a garantir o acesso dos jovens e adultos à escola”, afirmou Hermes Leão, presidente da APP-Sindicato, entidade que representa professores e funcionários do ensino público estadual.

Também participaram da telereunião representantes do Departamento de Educação Profissional e EJA da SEED, do Conselho Estadual de Educação e do Fórum Paranaense de EJA.

Informações/Foto: ALEP

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Aliel Machado enfatiza papel socioambiental da Itaipu e importância da diplomacia com o ParaguaiO deputado reforçou que a administração da Usina Hidrelétrica deve levar em consideração o papel do Paraguai e a continuidade dos programas com impacto nas populações vulneráveis
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Comissão de Educação da Assembleia Legislativa vai coletar sugestões sobre possíveis mudanças na Educação de Jovens e Adultos | D'PontaNews