Sábado, 27 de Abril de 2024

Comitiva de Guarapuava conhece projetos da Educação de Ponta Grossa

2024-03-28 às 19:08
Foto: Divulgação

As equipes das secretarias de Educação de Guarapuava e Ponta Grossa tiveram uma rica troca de experiências e informações nesta semana. Uma comitiva de gestores da educação do município de Guarapuava visitou a Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, visando conhecer a estrutura, organização e projetos realizados pela SME. O objetivo é compartilhar conhecimentos para aprimorar as práticas de gestão e educacionais.

O time de professores de Guarapuava foi recepcionado pela secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, que apresentou os principais projetos da SME e deu detalhes sobre as ações do órgão, entre eles os projetos Sinapses Criativas, English For Kids, Laboratório de Aprendizagem Criativa (vencedor do Prêmio Gestor do Paraná) e CIAC Superação, entre outros.

“Valorizamos muito esta conexão entre os gestores e equipes da educação. A troca de experiências possibilita que um município encontre no outro a solução para uma situação difícil, ou ainda inspiração para inovar e melhorar as suas práticas. Nós estaremos sempre disponíveis para compartilhar as nossas ações e sempre buscamos também referências, pois isso traz mais eficiência para a gestão, para o uso dos recursos públicos e ajuda no aprendizado dos alunos”, considera a secretária Simone.

O grupo contou com pessoal de diversas áreas, incluindo Educação Infantil, Fundamental, Especial Inclusiva e Inovação, além das áreas administrativas, como Recursos Humanos e Transporte Escolar. A visita é uma retribuição, uma vez que a equipe técnica ponta-grossense também conheceu as práticas da sua homóloga, no município de Guarapuava.

A professora Rejane Luz, que assume a secretaria de Educação de Guarapuava a partir de 1° de abril, também valorizou a visita. “São municípios diferentes, com muitas particularidades, mas que possuem desafios semelhantes. Estamos saindo com conhecimentos mais amplos e com segurança em alguns anseios. Nossas preocupações não são diferentes e o encontro nos agregou muito. Além disso, fomos muito bem recebidos”, relata a secretária de Guarapuava. “Foi uma troca de experiência muito rica e que vai agregar muito em nosso dia a dia”, considera.

Conhecendo o LAC

Rutineia da Rosa Blaka, professora que faz parte do time de tecnologia educacional em Guarapuava, destacou a metodologia utilizada no Laboratório de Aprendizagem Criativa de Ponta Grossa. “Nós amamos o trabalho e vimos como os alunos gostam da metodologia aplicada”, comenta a professora.

“Na metodologia do LAC, a professora regente da turma trabalha junto com a professora de tecnologia do LAC. Achei interessante a forma como isso é trabalhado na sequência didática e na interdisciplinaridade, na qual os alunos têm maior facilidade de aprender tendo junto a professora regente da turma, que vai auxiliar a professora de tecnologia no LAC. A gente percebe também que os alunos participam do processo, e assim flui muito bem porque o aluno é o protagonista do processo de ensino aprendizagem”, analisa a professora.

da assessoria