Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Comunidade acadêmica da UniSecal poderá participar do projeto de saúde mental “UEPG Abraça”

2021-09-14 às 15:53

A UniSecal participa, juntamente com mais seis instituições de ensino superior (IES), de uma parceria do programa de extensão “UEPG Abraça”, o qual prevê consultas e breves intervenções psicossociais para a comunidade universitária das IES parceiras. O projeto que inicia no dia 16 de setembro, de forma online, e tem a duração prevista de um ano.

Segundo a professora do departamento de enfermagem e coordenadora do projeto, Lara Simone Messias Floriano, o principal objetivo deste esforço conjunto é promover o bem-estar da saúde mental de professores, alunos e técnicos das IES parceiras. “É a oportunidade de dar apoio a saúde mental da comunidade universitária, ainda mais em relação a COVID, que exacerbou o sofrimento mental de jovens, professores e agentes universitários. Então este projeto vem de encontro a estes tempos difíceis” afirma a coordenadora.

O lançamento do projeto acontece no dia 16 de setembro (quinta-feira), de maneira presencial para os envolvidos com a execução do programa e online para demais interessados. Após a cerimônia a mestre em psicologia Camila da Silva Eidam irá ministrar uma palestra sobre os desafios da saúde mental no contexto acadêmico.  É possível obter o link para assistir a abertura através do endereço: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=dnsOpaWOLEm_F5fWUvw86dnkMvFnrDxDqFgMTqL_Av1URjBXM1JLVk1GWEtPODIwOVc2TkNNRVQ5TS4u

Os interessados em receber as consultas e intervenções deverão preencher um formulário a ser disponibilizado pela IES a que estão vinculados, através do qual será verificado se se encaixam no público alvo. A partir desta confirmação, o paciente é encaminhado para a clínica psicológico universitária que mais se encaixa no perfil de tratamento necessário. Em média serão realizadas no máximo seis consultas por paciente.

Serão tratadas situações de prevenção ao suicídio, transtornos mentais, atendimentos em grupos além de problemas sociais variados. Sendo que em casos de emergência, como crises e demais situações graves a pessoa deve procurar o Pronto Socorro ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ou ainda ligar para o Centro de Valorização da Vida (CVV), no telefone 188.

A UniSecal recomenda a participação de qualquer vinculado a ela, sejam professores, alunos ou técnicos, para que busquem ajuda em cuidem da saúde mental e psicológica.

Instituições participantes: UniSecal, UEPG, Unopar, Unicesumar, Faculdades Santana, Cescage e UTFPR.

 

da UniSecal