Segunda-feira, 27 de Maio de 2024

Congresso de Educação de PG e Feira do Livro seguem até o dia 15

2022-09-10 às 13:23

Ponta Grossa realiza, até o próximo dia 15 de setembro, o IX Congresso de Educação e a Feira do Livro, com atividades acadêmicas, formação para os professores e atrações para alunos, famílias e comunidade no Parque Ambiental. Entre as principais atrações estão os próprios estudantes, com apresentações artísticas e de projetos escolares.

Entre as atividades abertas, na tenda de Inovação e Aprendizagem Criativa, alunos do município fazem demonstrações de projetos realizados nas unidades escolares de Ponta Grossa. O espaço também conta com interações sobre o universo da robótica educacional, o projeto de Inglês da Prefeitura – English for Kids – além de interações com a Matemática, Ciências, Língua Portuguesa e outras áreas do conhecimento.

“Este espaço é muito importante porque é onde estão concentradas as propostas mais recentes em andamento em nossas escolas e é onde as crianças se colocam como protagonistas de sua aprendizagem, relatando seus projetos. Temos também o pavilhão da Mostra Pedagógica, onde a comunidade pode compreender mais sobre o processo de alfabetização, de educação infantil e propostas metodológicas em andamento em nossa cidade”, indica a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves.

Tenda de Inovação e Aprendizagem Criativa

Sábado e domingo

Neste fim de semana, as atividades seguem em andamento no Parque Ambiental, onde a comunidade pode conhecer vários projetos em andamento nos CMEIs e Escolas Municipais. Na Feira do Livro, os estandes de venda permanecem abertos das 8h30 às 20h, além das tendas de contação de histórias e apresentações culturais do programa Setembro em Dança, no palco principal. Também é possível participar das atividades esportivas e de saúde, oferecidas nas diversas tendas.

Feira do Livro ocorre em paralelo ao IX Congresso de Educação

Congresso em andamento

Desde quinta (8), é possível participar das conferências presenciais e online, além de oficinas. As conferências presenciais foram abertas na noite de quinta (8), com palestra do professor doutor César Nunes, da Universidade de Campinas. Buscando os recursos de sua própria memória afetiva, com tons de filosofia e poesia, ele falou sobre o tema do Congresso: Educação com equidade; Compromisso com o direito de aprender. “Equidade é compreender que os alunos têm quereres, que eles têm vontades e que precisam negociar conosco para manter a qualidade humana da relação”, disse o professor. “O aluno, do seu jeitinho, diz: ‘fessora, o que você vai dá pa nós hoje?’ Se colocarmos numa fórmula acadêmica, o que ele quis dizer? ‘Professora, professor, em nome da civilização humana, do meu pai e da minha mãe, do Estado, da Constituição, o que você trouxe hoje para colocar no meu coração e na minha alma? Estou aberto para você'”, exemplificou Nunes.

Para ele, hoje a escola pública é para as crianças uma das únicas, senão única, possibilidade de sucesso e de humanização, cabendo aos professores, primeiro acolher, para em seguida colocar o currículo em prática. “Sabe quais são os maiores fatores de sucesso das crianças na escola? O ambiente de acolhimento da escola, quando a criança se sente lida e acolhida na escola, na sala de aula”, ensinou Nunes.

da assessoria