Quarta-feira, 12 de Junho de 2024

‘Criança SPOPE’: Prefeitura premia alunos em programa de Educação Financeira

2024-05-17 às 18:09
Foto: Divulgação

Estudantes da rede municipal de ensino de Ponta Grossa estão participando do projeto ‘Criança SPOPE: Sonha, Planeja, Organiza, Poupa e Empreende’. O programa foi criado para fortalecer os conhecimentos dos alunos sobre educação financeira e fiscal. Nesta semana, a prefeita Elizabeth Schmidt entregou uma premiação para crianças que participaram de um concurso para a escola da mascote do projeto.

Para a prefeita Elizabeth, o projeto desenvolvido pela Prefeitura corresponde a uma evolução na forma de tratar o tema na cidade. “Estamos chegando diretamente nos cidadãos que, no futuro, irão contribuir com seus impostos e terão o dever de cobrar o justo retorno desses valores para a sociedade. Em nossas escolas, de maneira lúdica e de uma forma que as crianças entendem, estamos mais uma vez inovando na forma de ensinar sobre este tema. Ao mesmo tempo, buscamos conscientizar toda a população, por meio de programas de incentivo à arrecadação fiscal”, conta a prefeita.

O projeto é realizado com o apoio da Secretaria da Fazenda. “Este projeto parte de um objetivo comum, que é o desenvolvimento da nossa cidade. A Educação fiscal e financeira são uma preocupação que deve existir de maneira permanente”, acredita Vanessa Marcondes Ribas, auditora fiscal da Secretaria Municipal da Fazenda. “Este é um projeto bonito, que faz com que a gente entenda o que é o imposto e por que ele é importante para todo mundo, onde a criança entende que eles são financiadores e recebedores disso tudo, para que a sociedade possa melhorar sócio e economicamente”, reflete a auditora.

Conforme a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, o programa atende do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental em Ponta Grossa. “Nossas crianças já estão aprendendo na sala de aula sobre a importância dos impostos e também que 25% disso vem para a Educação, para podermos melhorar a escola, sua estrutura, a formação dos professores, nossos Laboratórios de Aprendizagem Criativa, computadores. Que exigir a nota fiscal é um dever de todos nós, para que a Prefeitura, Estado e União possam executar as políticas públicas e que nós devemos acompanhar isso de perto, sempre”, relata a secretária.

Conhecendo os impostos

Com o projeto ‘Criança SPOPE’, os estudantes podem desenvolver competências e habilidades essenciais para a vida adulta, permeando os conteúdos curriculares com aulas práticas, de acordo com o ano de escolaridade de cada criança. O programa visa também o desenvolvimento de uma cultura empreendedora no ambiente escolar, valorizando a autonomia e o protagonismo dos estudantes, para que saibam como realizar seus sonhos, transformando objetivos em projetos que possam ser realizados.

Com a Educação fiscal, o projeto incentiva o exercício da cidadania, promovendo a formação de cidadãos conscientes em relação aos recursos tributários, essenciais para a vida em sociedade e para que o município, estado e país possam executar as políticas públicas necessárias para o desenvolvimento social, podendo assim participar e cobrar a eficiente aplicação destes recursos.

Parcerias

Coordenado pela equipe de ensino de Matemática da Rede Municipal, o programa reuniu conteúdos e experiências de diversos órgãos que contribuem para a proposta, governamentais e privados, e que atuam para promover a Educação Financeira e Fiscal: Programa Aprender Valor (Banco Central), Financinhas (SICOOB), Cooperjovem (Frísia/SICOOB), JEPP (SEBRAE), Observatório Social, A União faz a Vida (Sicredi) e com todas as escolas municipais, que realizam seus projetos na área.

da assessoria