Domingo, 28 de Abril de 2024

Deputada Mabel Canto pede que aulas técnicas voltem ao modo presencial no Paraná

2022-03-30 às 12:47

A deputada estadual Mabel Canto (PSDB) questionou a Secretaria de Educação e do Esporte (SEED) sobre a forma que as aulas dos cursos técnicos de Administração, Agronegócio e Desenvolvimento de Sistemas, em parceria com a Unicesumar, estão sendo ministradas nos centros de educação profissionalizante do Estado do Paraná. As disciplinas são ministradas de modo remoto. Mabel levou à Assembleia Legislativa do Paraná a conversa que teve com um grupo de pais nesta terça-feira, dia 29 de março, que reclamam da atual modalidade de ensino.

Protestos para que o ensino remoto seja substituído pelo presencial tem ocorrido em todo o Estado, como nas cidades de Cascavel, Ponta Grossa, Coronel Vivida, Pato Branco, Corbélia, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, entre outras. Pais e alunos pedem a volta das aulas com professores da rede pública de ensino. “Um professor não pode ser substituído por uma máquina”, destaca um cartaz do movimento.

Mabel pede para que a SEED, por meio do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa (NRE), converse com a comunidade escolar destas instituições técnicas, como o CEEPPG e o Colégio Estadual Presidente Kennedy, para que juntos possam reverter a atual situação.

O ensino

O objetivo inicial era que as aulas deveriam ser ministradas por professores fisicamente presentes, onde seriam transmitidas apenas para localidades menores por meio virtual, com a presença de monitores para auxílio na interação entre alunos e professores. Segundo Mabel, não é o que se verifica nas instituições técnicas de ensino do Paraná. “Alguns dias atrás aconteceram manifestações em Cascavel e também em Ponta Grossa. A reclamação é de que não há professores em sala de aula, e que por esse motivo, os alunos vem sendo prejudicados”, disse.
Mabel conta que em algumas salas de aula tem apenas uma televisão, sem o monitoramento de profissionais como prometido pelo Governo. “Fico pensando, onde já se viu, colégios como o CEEPPG, com toda sua estrutura, não ter aula presencial nestes cursos técnicos. É inadmissível isso. O Estado não está primando por educação de qualidade aos nossos jovens”, lamenta.

da assessoria