{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Educação

Diretores eleitos para escolas da rede estadual do Paraná assumem cargos

há um dia

AEN

Diretores eleitos para escolas da rede estadual do Paraná assumem cargos
Foto: Lucas Fermin/SEED

Os novos diretores das escolas estaduais do Paraná assumiram a função nesta sexta-feira (02), marcando o início de um novo ciclo de gestão nas unidades. A designação dos profissionais ocorre após a conclusão do Processo de Consulta à comunidade escolar, que definiu as lideranças responsáveis pela condução pedagógica e administrativa das instituições de ensino nos próximos quatro anos.

A nomeação representa a etapa final de um processo democrático e técnico, que envolve formação específica em gestão escolar, avaliação de conhecimentos e participação direta da comunidade.

De acordo com o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, o modelo adotado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) busca assegurar que os diretores estejam preparados para enfrentar os desafios do cotidiano escolar, com foco na aprendizagem, no fortalecimento do vínculo com a comunidade e na melhoria contínua dos resultados educacionais.

“Com a entrada em exercício dos novos gestores, a Seed-PR reforça o compromisso com uma gestão escolar eficiente, participativa e orientada para resultados, garantindo continuidade às políticas educacionais e promovendo um ambiente escolar cada vez mais organizado, acolhedor e voltado ao desenvolvimento integral dos estudantes”, ressaltou.

Além de garantir a participação da comunidade escolar, o processo de escolha dos diretores prioriza a formação e a preparação técnica dos profissionais que assumem a gestão das unidades de ensino.

Miranda acrescentou que o início dos trabalhos dos novos diretores marca um momento importante para a rede estadual, pois consolida um processo democrático aliado à qualificação técnica.

“Esses gestores passaram por uma formação específica e por etapas de avaliação que os preparam para assumir a liderança das escolas, com foco em resultados, na aprendizagem dos estudantes e no fortalecimento da gestão pedagógica e administrativa”, afirmou o secretário.

A cerimônia oficial de posse dos novos diretores acontecerá em 19 de janeiro, de forma descentralizada, nos Núcleos Regionais de Educação (NREs), acompanhada de reuniões de trabalho. O momento marcará o início efetivo das atividades dos gestores escolares, com alinhamento de diretrizes, metas e orientações administrativas e pedagógicas para o novo período de gestão.

Os novos diretores passarão por um processo de formação ainda no início de 2026. De acordo com a chefe do Departamento de Gestão Escolar, Neiva Niero, todo o processo é pensado para uma gestão de sucesso.

“A Diretoria de Educação faz a formação com todos os diretores no início do ano em Foz do Iguaçu, nesse ano planejada para fevereiro. Temos diretores novos, que vão participar pela primeira vez, e temos os que foram reconduzidos, que também estarão presentes”, destacou ela.

ESCOLHA - A Secretaria de Estado da Educação publicou em 18 de dezembro de 2025 o Edital 64/2025 - GS/Seed com o Resultado do Processo de Consulta à comunidade escolar para designação de diretores das instituições de ensino da rede estadual de Educação Básica do Paraná. A votação ocorreu em 2 de dezembro e o início dos trabalhos dos diretores designados por Processo de Consulta à comunidade escolar iniciou nesta sexta-feira (02).

Participaram como candidatos os professores e funcionários efetivos da rede estadual e professores contratados em Regime Especial/PSS – esses somente nas escolas do campo e das ilhas, quando não houvesse servidor efetivo inscrito –, que cumpriram todos os requisitos previstos nos editais, incluindo aprovação no curso de formação de gestores e na Prova de Habilitação.

COMISSÕES – O processo foi conduzido por comissões consultivas formadas por representantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar, entre eles professores, funcionários, pais e alunos, sob coordenação das Comissões Consultivas Central e Regionais da Secretaria.

A definição dos novos diretores acontece a cada quatro anos, no segundo semestre do último ano do mandato vigente. Participaram 1.452 candidatos habilitados a ocupar o cargo de diretor em 1.115 colégios da rede estadual de ensino.

Para serem considerados habilitados, os candidatos passam por duas etapas eliminatórias. A primeira consistiu na participação e aprovação em curso de formação em gestão escolar. A segunda é a prova presencial sobre os conteúdos do Programa de Desenvolvimento de Liderança, realizada nos dias 19 de outubro e 5 de novembro.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

UEPG divulga resultados do PSS nesta quinta-feiraCerca de 14 mil candidatos realizaram as provas que são um dos caminhos para ingressar na Universidade Estadual de Ponta Grossa
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia