Segunda-feira, 29 de Abril de 2024

D’P Educação: ESIC – Formação com peso internacional

2024-01-06 às 08:02

Com 14 “campi” no mundo – Europa, China, EUA e campus brasileiro em Curitiba – a ESIC International Business School oferece cursos que podem acelerar a progressão na carreira e levar o profissional a um cargo de direção ou gerência na metade do tempo exigido pelo mercado

por Edilson Kernicki

Quem busca progressão rápida na área dos negócios – em grandes companhias ou como empreendedor – encontra na ESIC Business & Marketing School as ferramentas necessárias para o sucesso. Com sede na Espanha e presença na União Europeia, Estados Unidos, China e Brasil, em 14 diferentes “campi”, a instituição possui um “bureau” de negócios próprio em Xangai e atuação nos Estados Unidos, na Florida Atlantic University (FAU) e na Florida International University (FIU).

Fundada na Espanha, em 1965, a ESIC Internacional surgiu do interesse de pais, professores, alunos e empresários em trazer para o continente europeu uma escola de negócios de alto nível, tal como já havia em Londres e nos EUA. A isso se somou uma preocupação com a formação ética. “É extremamente importante entender que, nos últimos anos, tem-se descoberto que a ética é uma das grandes responsáveis pela longevidade dos negócios. Você só mantém sustentabilidade e longevidade na sua organização a médio e longo prazo se efetivamente trabalhar de forma ética”, analisa o diretor acadêmico e de negócios da ESIC Internacional de Curitiba, Alexandre Weiler.

Para Weiler, estudar na ESIC Internacional é uma escolha inteligente, uma vez que a instituição oferece formação que potencializa o currículo. “Quem tem um diploma internacionalmente reconhecido é um dos primeiros a serem escolhidos em processos seletivos. E, se você é empreendedor, pode conhecer técnicas internacionais que permitem fazer a sua empresa avançar muito mais rapidamente”, aponta, mencionando que um diploma com esse peso pode também acelerar a progressão na carreira. “Com um diploma de alcance internacional, você chega a uma vaga de gerência em cinco a seis anos, e não em dez, como no caso de quem não tem esse diploma. Para uma vaga de direção, normalmente, são de 20 a 25 anos. Quem tem um diploma como esse e alta performance chega a uma posição de direção entre nove e 12 anos de mercado. Realmente, é um excelente investimento”, acrescenta.

Formação completa

A ESIC Internacional atua em Curitiba desde 2001 com formação completa em Administração, especializada em Gestão de Negócios e Marketing. Na graduação presencial, a escola oferece os cursos de Administração, Negócios Internacionais e Gestão Comercial. Na graduação a distância, além desses três, também disponibiliza formação em Tecnologia em Negócios Digitais. “Somos uma ‘business school’ focada em negócios de altíssimo nível”, resume Weiler.

O campus curitibano é filantrópico: os custos tanto do Colégio Internacional quanto das graduações, pós-graduações e MBAs são até 90% menores do que o cobrado na União Europeia e nos Estados Unidos – e com a mesma qualidade. “O grande diferencial que ele propicia a brasileiros é ter um diploma internacional, de uma das 20 melhores escolas de negócios do mundo, podendo estudar em português e sem pagar em dólar ou em euro”, comenta Weiler, complementando que a diferença de custo atrai muitos alunos da Europa e dos demais países da América Latina.

Na pós-graduação, a ESIC Internacional oferece MBAs Executivos em Gestão Empresarial; Gestão por Projetos; Gestão Pública; Direção de Finanças; Direção de Pessoas, Lideranças e Organizações; e Direção Estratégica de Comunicação, Comunicação e Marketing e Publicidade Digital. A ESIC Internacional também oferece o Mastering em Marketing e Gestão de Negócios, em Neuroestratégia e Pensamento Transversal, em Gestão de Instituições de Ensino Superior, em Gestão de Instituições Educacionais, em Gestão de Instituições da Área da Saúde, em Supply Chain Management & Trade, e Logística Internacional e Comércio Exterior.

“Temos um portfólio completo na área de habilidades diretivas, liderança e negociação. Toda a área de negócios, ESG [Governança ambiental, social e corporativa], sustentabilidade e cooperativas. Inclusive, somos a única instituição que tem um programa de Marketing Desportivo e um de Marketing de Moda e Luxo, que podem ser feitos aqui no Brasil ou no exterior”, cita Weiler.

“Quem tem um diploma internacionalmente reconhecido é um dos primeiros a serem escolhidos em processos seletivos. E, se você é empreendedor, pode conhecer técnicas internacionais que permitem fazer a sua empresa avançar muito mais rapidamente, pois abre espaço a excelentes fornecedores, clientes, investidores e parceiros de negócios internacionais” (Alexandre Weiler, diretor acadêmico e de negócios da ESIC Curitiba)

Conectada com o mundo

Além de graduação, pós e MBAs, a ESIC Internacional atua com formação executiva sob medida para as empresas. “Atendemos a mais de 300 empresas, com programas específicos de duas horas, 40 horas, 60 horas, e MBAs in Company exclusivos. Atendemos à Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal e grandes empresas, associações empresariais e federações de indústrias”, exemplifica Weiler. Nos módulos internacionais, a ESIC Internacional leva alunos para o exterior em missões empresariais e traz para o Brasil professores de nível internacional, como o economista argentino Mario Weitz, consultor do Banco Mundial e executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI).

A instituição também tem acordos com mais de 80 países, e o campus de Curitiba, especificamente, com a Qatar University e a University of Niagara Falls (UNF), do Canadá. “Temos essas possibilidades de nos conectar com o mundo. Num planeta cada vez mais globalizado, não dá mais para viver com técnicas puramente nacionais”, afirma Weiler, destacando que, dessa forma, a ESIC Internacional oferece aos brasileiros possibilidades internacionais e crescimento de carreira de forma avançada, rápida e acelerada, sem precisar pausar a carreira e sem sair do país.

Já para quem busca aprimoramento profissional rápido no exterior, a ESIC Internacional oferece cursos intensivos para executivos na Europa, que duram de três semanas a três meses. Um exemplo é o Programa Internacional de Desenvolvimento Diretivo, que dura um trimestre. Além disso, todos os anos, a ESIC Internacional oferece módulos internacionais na Europa e na China, com possibilidade de passar uma semana na União Europeia e voltar de lá com dois certificados internacionais. Somado aos MBAs na Europa, tanto em inglês quanto em espanhol, a ESIC Internacional também oferece o International MBA (oito meses na Europa, seis na China) e o Global MBA (seis meses na China, seis nos EUA e 12 meses trabalhando numa empresa norte-americana).

A instituição também disponibiliza programas intensivos de idiomas para quem precisa aperfeiçoar a comunicação e obter as certificações TOEFL, TOEIC, IELTS e Cambridge, para fluência em inglês; DELF, para proficiência em francês; e DELE/Instituto Cervantes, para proficiência em espanhol.

Metodologias diferenciadas

Focada em excelência e qualidade no ensino, a ESIC Internacional trouxe de Harvard a metodologia “Peer Instruction”, em que o aluno adota postura mais ativa na interação com o docente. Da Europa, foram importados os métodos “Transformative Learning” e Campus Infinito. A “Transformative Learning” é uma teoria de ensino aplicada a jovens e adultos, baseada na ideia de que o aluno pode ajustar o seu pensamento baseado em novas informações e transformar a sua perspectiva em três dimensões: psicológica, conviccional e comportamental. Já a perspectiva do Campus Infinito permite ao aluno dos MBAs decidir se assiste à aula presencialmente ou se a acompanha ao vivo a partir de qualquer dispositivo, sem prejudicar a interação estudante-professor, em comparação a um EaD convencional, que é assíncrono (gravado).

“Temos alunos em posição de direção, gestão e presidência em empresas médias e grandes. Temos também um número gigante de alunos que são empreendedores, com empresas que crescem cada vez mais”, Alexandre Weiler, diretor acadêmico e de negócios da ESIC Curitiba

 

Outro diferencial da ESIC Internacional no EaD é ministrar apenas uma disciplina por mês. “Isso é fantástico, porque permite justamente que as pessoas organizem melhor a sua agenda e tenham um melhor aproveitamento do conteúdo que eles absorvem, com melhores resultados”, destaca Weiler. Nessa modalidade, as provas são presenciais e aplicadas mensalmente ou a cada seis meses. Os programas duram de dois a quatro anos, mas a ESIC Internacional oportuniza o “Método Acelerado” para concluir o curso mais rápido. “Depende de quando tempo ela tem para estudar e do quanto ela quer acelerar”, explica.

Para crianças e adolescentes

O Colégio Internacional ESIC aposta em metodologias voltadas à tecnologia e ao empreendedorismo nos ensinos Fundamental e Médio como ferramentas para que crianças e adolescentes façam a diferença a médio e longo prazo. “Trabalhamos com uma metodologia baseada em fatos observados [FOs], baseados na Constituição norte-americana e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS] da ONU. Isso é interessante, porque trabalha a questão disciplinar e vira uma bússola moral tanto para pais quanto para alunos e professores”, detalha Weiler.

Os alunos do Colégio Internacional ESIC são destaque nas Olimpíadas de Matemática, de Física, de Empreendedorismo e de Astronomia, com medalhas de ouro e dobradinhas – ouro e prata.

Excelência certificada

Com nota máxima do Ministério da Educação (MEC) para as graduações presenciais e a distância, a ESIC figura na lista dos 20 melhores MBAs do mundo, segundo a América Economía/Grupo Dow Jones, e entre os dez melhores MBAs executivos do Brasil, conforme o “Guia Você S/A” (Editora Abril). “Somos reconhecidos por mais de 20 rankings internacionais, entre as 20 melhores escolas de negócios do mundo, coisa que nenhuma outra instituição que atua no Brasil possui”, assegura Weiler.

A garantia de qualidade da ESIC Internacional é também atestada pelos seus próprios alunos, dentro e fora da instituição. Hoje, 80% dos matriculados vieram a partir da recomendação de ex-alunos. “Em quase todos os países do mundo temos egressos da ESIC Internacional. Temos alunos, hoje, em posição de direção, gestão e presidência em empresas médias e grandes. Também temos um número gigante de alunos que são empreendedores, com empresas que estão crescendo cada vez mais. Inclusive, eles retornam aqui para a instituição para contratar colegas, porque querem mão de obra qualificada”, conclui Weiler.

DP SERVIÇO
ESIC Internacional
Endereço: rua Padre Dehon, 184, Hauer, Curitiba (PR)
Telefone: 0800 41 3742
Site: www.esic.br

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #299