A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) publicou nesta quarta-feira (2) o Edital nº 61/2025, que convoca os 589 primeiros estudantes classificados no processo seletivo do Programa Ganhando o Mundo 2026. A convocação contempla o primeiro colocado de cada município paranaense – dez cidades não tiveram representação –, com pontuação e status dentro da classificação geral, e 200 beneficiários do Bolsa Família. O Edital nº 60/2025 também relaciona os cerca de 7 mil alunos que estão fazendo parte do processo.
Os alunos convocados devem comparecer ao colégio onde estão matriculados, acompanhados do responsável legal, nos dias 4, 7 ou 8 de julho (sexta-feira, segunda e terça-feira), no horário de funcionamento da instituição. Devem ser entregar a documentação exigida, incluindo termos de responsabilidade com firma reconhecida e demais autorizações específicas do Edital. O não comparecimento ou a ausência de documentação implicará em desclassificação.
Nesta edição, o programa levará 2 mil alunos da rede estadual de ensino para estudarem, por um semestre letivo, em países de língua inglesa: Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. As próximas convocações contemplam as vagas proporcionais aos municípios e eventuais vagas remanescentes.
“Esse é um momento de muita expectativa para os nossos estudantes, e é fundamental que eles e suas famílias estejam atentos a todas as orientações do edital para que não percam essa grande oportunidade de transformação pessoal, acadêmica e cultural”, destaca o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. A seleção dos participantes considerou o desempenho na Prova Paraná Mais 2024, certificados do programa Inglês Paraná e participação como Aluno Monitor.
Primeira etapa
A convocação marca o início da próxima fase do programa. A participação efetiva no intercâmbio depende da entrega completa da documentação exigida, da emissão dos passaportes, visto e aceitação do estudante, responsáveis e entidades educacionais estrangeiras. Além disso, o edital prevê também novas chamadas complementares (nos casos de desistências) para preenchimento das demais vagas disponíveis, respeitando a ordem de classificação.
A lista completa dos convocados, as instruções detalhadas para a entrega da documentação e as próximas etapas do programa estarão disponíveis no site da Secretaria da Educação.
Ganhando o Mundo
Maior programa de intercâmbio estudantil do Brasil voltado à rede pública estadual, o programa oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciar experiências acadêmicas e culturais em instituições internacionais de excelência. Desde a sua criação, em 2022, mais de 2.500 alunos, professores e diretores já foram beneficiados pela iniciativa, que ultrapassa R$ 500 milhões em investimentos – cobrindo passagens, bolsa-auxílio, documentação e suporte completo.
da AEN