A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) realiza a partir desta terça (19) e até quinta-feira (21), em Curitiba, o I Congresso dos Formadores em Ação Municípios. O encontro é uma ação do Governo do Estado, em parceria com os municípios, com foco na melhoria da aprendizagem e da alfabetização dos estudantes da rede pública matriculados nos anos compreendidos entre a Educação Infantil e o 5º ano do Ensino Fundamental.
Cerca de 250 pessoas participam do encontro, que faz parte das ações do programa Educa Juntos, pelo qual o Governo do Estado tem uma série de ações para apoiar os municípios paranaenses na melhoria da aprendizagem e alfabetização dos estudantes nos primeiros anos de estudos. Entre essas ações está o Formadores em Ação, uma iniciativa de formação continuada para profissionais da rede estadual do ensino, que foi estendida aos professores das redes municipais.
Com caráter de formação continuada, o congresso tem como objetivo ampliar as competências pedagógicas e formativas dos educadores, em alinhamento às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A programação inclui oficinas, troca de experiências e integração, favorecendo o desenvolvimento profissional e o fortalecimento do Programa Educa Juntos.
“Nossos meninos e meninas, matriculados nas escolas públicas, necessitam deste olhar mais próximo em termos educacionais. Por isso, iniciativas que complementam os conteúdos da educação básica, desde os primeiros anos na escola, fazem toda a diferença na garantia do aprendizado”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
Foco na alfabetização
Pilar do programa Educa Juntos, a distribuição dos materiais didáticos produzidos pelo Governo do Estado tem contribuído diretamente para o avanço da alfabetização das crianças paranaenses. Elaborados pelas equipes técnicas da Seed-PR, eles incluem cadernos de atividades, guias do professor e materiais de apoio ao estudante, todos alinhados ao currículo estadual.
“A padronização de materiais didáticos e metodologias é uma garantia de que todos os nossos alunos tenham acesso ao mesmo nível de conhecimento”, avalia a professora Andréa Campanha Cortez Vanso, que leciona em Londrina e Ibiporã, no Norte do Estado. “Isso é importante para que a qualidade da educação seja a mesma em todo o Estado”.
Voltados à alfabetização em Língua Portuguesa e ao letramento em Matemática, os recursos oferecem suporte ao trabalho dos professores e fortalecem a aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental. Desde o início de 2025, já foram distribuídos 2,25 milhões de exemplares aos 399 municípios do Paraná, totalizando um investimento que ultrapassa os R$ 14 milhões.
Avaliação educacional
Outro eixo central do Educa Juntos é o acompanhamento contínuo da aprendizagem. Para isso, instrumentos como o Sistema de Avaliação da Educação Paranaense (SAEP), a Prova Paraná, Prova Paraná Mais e a avaliação de fluência leitora são aplicados nas redes municipais com suporte técnico da Seed-PR.
Os dados coletados geram relatórios detalhados por escola e por município, oferecendo um retrato fiel da realidade e auxiliando no planejamento de estratégias pedagógicas direcionadas.
Além do monitoramento, o programa também aposta na valorização das redes e escolas, reconhecendo iniciativas bem-sucedidas com premiações e incentivos financeiros. Essa política estimula a gestão baseada em evidências e reforça o compromisso com resultados efetivos na aprendizagem dos estudantes.
Formação de professores
O apoio prestado aos municípios representa outra iniciativa estratégica para o fortalecimento das políticas educacionais, garantindo que as ações de formação continuada cheguem de forma qualificada e estruturada às redes locais.
Esse suporte técnico-pedagógico assegura maior alinhamento entre as diretrizes estaduais e as práticas municipais, promovendo coerência curricular, atualização metodológica e ampliação do impacto sobre a aprendizagem dos estudantes. Somente na edição de 2025, aproximadamente 15 mil professores participaram das formações, refletindo o alcance da iniciativa.
Desde a criação do programa, o número acumulado de participantes já ultrapassa 54 mil profissionais da educação, o que evidencia sua relevância como política pública estruturante para o desenvolvimento da educação básica no Paraná.
da AEN