Escola de Castro fica com 3° lugar geral na Olimpíada Matific 2023 | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Escola de Castro fica com 3° lugar geral na Olimpíada Matific 2023

2023-10-18 às 10:39

A Escola Municipal Professora Dalila Ayres se destacou mais uma vez na Olimpíada Matific – competição online de matemática para alunos do Ensino Infantil e Ensino Fundamental. A cerimônia de premiação foi realizada na noite desta segunda-feira (16) na sede da Microsoft, em São Paulo, e revelou a classificação das escolas participantes. Dalila Ayres ficou em 3° lugar geral no Brasil, que inclui alunos de todo país, em 2° lugar geral no Paraná e em 1° lugar entre as escolas municipais do Estado.

Conforme descreveu o professor Jean Carlos Silveira, que juntamente com a professora Marieli Gomes Silveira foi responsável pela participação dos estudantes castrenses em mais uma edição, a classificação da escola na Olimpíada demostra a superação dos alunos e equipe de profissionais envolvidos.

“Esse ano foi um ano de superação, nossa escola passa por uma reforma há dois anos. Ficamos quase um ano sem sala de informática, a última aula de 2022 foi no último dia de competição da Olimpíada 2022, onde ficamos em 7° lugar geral do Brasil. Iniciamos o ano de 2023 apenas com tablets, que não eram compatíveis com a nova versão da Matific. Assim havíamos decidido que não participaríamos da competição, mas com o término da sala de informática e com o apoio da direção, equipe pedagógica e da Secretaria de Educação, que enviou 20 computadores novos para nossa sala de informática, fizemos um movimento de cooperação e conseguimos colocar a sala para funcionar com tempo hábil de preparar os alunos para a Olimpíada deste ano. Foram 30 dias muito intensos e de trabalho diário, tanto de motivação dos alunos, quanto da estratégia de competição. O resultado é uma consequência de todo esse esforço, mas o melhor resultado é ver a alegria no rosto de cada aluno e ter a certeza de estar fazendo a diferença na vida de cada um. Eles têm em mim a figura de alguém extremamente apaixonado pela matemática e pela tecnologia e que faz o seu melhor com aquilo que tem nas mãos”, destacou.

Edição 2023

A edição 2023 da competição foi realizada entre os dias 11 e 15 de setembro. Durante a Olimpíada os alunos resolveram desafios de matemática, acessando a plataforma oficial da competição. Cada desafio valia até cinco estrelas e a escola precisava vencer sua meta, alterada de acordo com o número de estudantes. Quanto maior a precisão dos alunos melhor é a classificação da escola no ranking nacional.

De acordo com o professor Jean, todas as turmas da Escola Dalila – única representante castrense na Olimpíada – participaram do treinamento e aquecimento para a Matific 2023. Para participar efetivamente foram selecionados os que mais se destacaram em cada turma, e os estudantes participaram fazendo rodízio, em busca de alcançar uma meta individual, de 250 estrelas.

Em breve a escola irá promover evento para entrega de medalhas e de certificado aos alunos destaque. A escola também é premiada com troféu, medalhas personalizadas, três tablets e cinco mil reais.

da assessoria