A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Superintendência de Esporte lançaram nesta terça-feira (29) o curso de extensão a distância em Gestão Pública do Esporte. O curso acontecerá por meio do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead-UEPG) e é voltado para gestores municipais, profissionais da educação física e demais interessados em aprender sobre gestão esportiva.
O curso terá duração de oito semanas, com carga horária de 90 horas, dividida em dois módulos de 45 horas cada. As inscrições estarão abertas de 01 a 14 de julho, são gratuitas e sem limites de vagas. Mais informações constam no site do Nutead.
Durante a solenidade de lançamento, Leandro Martinez Vargas, coordenador do curso, ressaltou que, por ser um curso de extensão, não é necessário que o aluno tenha escolaridade de nível superior para participar. “Ele foi pensado para servidores públicos municipais e estaduais que atuam na gestão do esporte, mas que não possuem diploma universitário”, disse.
O professor ainda explicou que, com o curso, os alunos estarão aptos a atuar em projetos de caráter público na área de gestão de esporte e lazer.
Carlos Maurício Zaremba, professor do curso de Educação Física da UEPG, destacou que o curso atende às necessidades da área de gestão esportiva na região. “A área da educação física ainda é carente no conhecimento sobre gestão do esporte. Por isso, levantamos essa bandeira junto ao reitor. Isso só está acontecendo devido ao curso de especialização; sem ele não teríamos a oportunidade de continuar na área do ensino da gestão esportiva”, salientou.
Em 2020, a UEPG lançou a pós-graduação lato sensu (especialização) em Gestão Pública do Esporte. A pós teve 11 meses de duração e contabilizou 300 inscrições de profissionais graduados.
“Toda comunidade esportiva nos pedia um curso assim, o que nos deixa muito felizes de estarmos abrindo esse curso para todos”, enfatizou o superintendente geral do Esporte do Paraná, Helio Wirbiski. Para ele, o curso de extensão permitirá que o conhecimento seja perenizado no Estado. “Essa parceria nos honra muito e deu muita qualidade a nossa gestão. Agradecemos a todos os envolvidos”.
O professor Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, disse que a função da universidade é formar. Ele citou iniciativas com o setor esportivo, como o curso de especialização e, também, a parceria com o Operário Ferroviário Esporte Clube (Ofec).
“É um prazer muito grande quando conseguimos unir nossa expertise com a necessidade de formação em gestão”, disse. “A universidade só faz sentido no momento que a comunidade entende a nossa relevância. Esse é o objetivo: derrubar os muros que nos separam da sociedade”.
Veja quais são os módulos do curso:
Módulo 1 – Introdução às Políticas Públicas e Gestão Pública do Esporte e Lazer (45 horas)
Unidade I – Modelos organizacionais da Administração Pública – 15 horas
Unidade II – O conceito de Política Pública e o Ciclo de Políticas Públicas – 15 horas
Unidade III – Intersetorialidade e participação: reflexões para a Gestão Pública do Esporte e Lazer – 15 horas
Módulo 2 – Tópicos avançados em Gestão Pública do Esporte: Planejamento e Gestão de Projetos, Recursos Públicos Financeiros e Marketing esportivo (45 horas)
Unidade I – Planejamento e Gestão de Projetos – 15 horas
Unidade II – Recursos Públicos Financeiros – 15 horas
Unidade III – Marketing Esportivo – 15 horas
da AeN