A Secretaria de Estado da Educação anunciou nesta segunda-feira (7) que 250 professores da rede estadual terão a oportunidade de participar de um intercâmbio no Canadá ainda em 2025. O anúncio foi feito pelo secretário estadual da Educação, Roni Miranda, durante a cerimônia de nomeação de 988 novos docentes efetivos.
“Depois de 99 professores intercambistas na primeira edição, em 2023, neste ano o Governo do Estado vai levar mais 250 professores para passar três semanas no Canadá, que é um país que se destaca pela qualidade da educação, metodologia e ensino forte, currículo aplicado na formação dos docentes”, disse o secretário, destacando ainda que os novos professores efetivos também poderão se candidatar.
A expectativa é de que o edital com as informações completas, incluindo critérios para participação e seleção dos intercambistas, seja publicado neste semestre pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), no site oficial do programa. O Canadá foi escolhido pela classificação no Program for International Student Assessment (PISA), que é considerado o principal indicador de qualidade educacional internacional.
O Ganhando o Mundo Professor teve sua primeira edição em 2023, com a participação de 99 docentes da rede pública, que foram enviados à Finlândia e ao Canadá. Durante o intercâmbio, os profissionais participaram de cursos de formação continuada com foco em temas como gestão de sala de aula, metodologias ativas, currículo por competências, avaliação de aprendizagem, educação inclusiva e orientação pedagógica, além de conhecerem o funcionamento dos sistemas educacionais locais.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações do Governo do Estado voltadas à internacionalização da educação pública e à valorização dos profissionais da rede. Desde a criação do programa Ganhando o Mundo, em 2022, mais de 2.500 estudantes, professores e diretores já foram beneficiados. O investimento total ultrapassa R$ 500 milhões, cobrindo passagens, hospedagem, bolsa-auxílio, documentação e suporte completo.
Também nesta segunda-feira, mais 99 estudantes selecionados pelo Ganhando o Mundo embarcaram no aeroporto Afonso Pensa com destino à Austrália. Eles permanecerão por cinco meses morando com famílias anfitriãs e frequentando escolas públicas do país da Oceania.
Para 2026, o Governo do Estado prepara a maior edição do programa, com previsão de 2 mil vagas de intercâmbio estudantil para países de língua inglesa, como Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. Na semana passada, a Seed divulgou a lista com os primeiros estudantes classificados.
As informações são da Agência Estadual de Notícias.