Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Estudantes e professores de Zootecnia da UEPG ressaltam importância da profissão em semana de acolhida

2022-05-19 às 14:41
Foto: William Clarindo

O curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) iniciou as atividades do ano letivo de 2022 com interação entre calouros e veteranos. A programação especial aconteceu na última sexta-feira (13), Dia do Zootecnista, com evento especial no Centro Integrar, para recepção dos acadêmicos.

O evento intitulado 19º Dia do Zootecnista reuniu três egressos do curso de Zootecnia para apresentar aos calouros um panorama do mercado regional e alguns desafios que percorrem a profissão nos últimos anos. A caloura Nicoly Camargo enfatiza que o evento teve significado ímpar para seu início na UEPG. “Esse evento foi muito importante para a gente adquirir mais conhecimento sobre a profissão, porque no começo a gente fica um pouco perdido e com as palestras, temos mais noção das possibilidades da profissão”, afirma Camargo.

Nicoly acredita que a profissão de zootecnista é um ofício essencial não só no Brasil, mas no mundo. “Nós ajudamos a trazer um alimento de qualidade para as pessoas através do cuidado com os animais. Nosso trabalho faz com que as pessoas do mundo inteiro possam consumir alimentos como carne sem altos riscos para a saúde”, conclui.

A respeito da relevância da profissão para a sociedade, a coordenadora do curso de Zootecnia da UEPG, Cheila Lehnen, salienta o que representa ser zootecnista.  “A profissão é, em primeiro lugar, ter amor e respeito pelos animais. Ser zootecnista é se comprometer com a rentabilidade no sistema de produção, sempre atendendo a segurança alimentar, a qualidade dos produtos para o consumidor e o meio ambiente”, expressa.

Para Lehnen, existe um compromisso que todo zootecnista deve assumir. “Os sistemas de produção que envolvem processamento de carne, leite e ovos exigem qualidade desde a sua produção nas granjas e fazendas. Então, ser zootecnista é constantemente se comprometer com a produtividade, bem-estar e sustentabilidade. Este profissional é dinâmico e inovador”, completa.

Além do aspecto industrial e comercial, a profissão de zootecnia também apresenta o lado de herança familiar, como relata o calouro Gabriel Nabozny.  “É o nosso primeiro contato com a UEPG, é tudo muito novo. Mas, com a Zootecnia eu já tenho contato, porque minha família é do meio rural e trabalha com animais”. Para ele, a Zootecnia tem um lado afetivo. “Também tem um grande valor nacional, porque a agropecuária brasileira é muito importante no mundo, e quem cuida dos animais é o Zootecnista”, pontua.

Para a professora Raquel Abdallah Oliveira, é uma satisfação fazer parte do aprendizado de um futuro profissional da área. “Como em qualquer profissão, precisamos ter responsabilidade e comprometimento. A cada momento, surge um novo desafio. Mas ver um aluno se destacando na profissão, certamente é um dos principais momentos da minha profissão”. Raquel é zootecnista e docente do curso. “Como professora, ver os alunos crescendo profissionalmente dá uma sensação de missão cumprida”, considera.

“O grande desafio da profissão é melhorar a produtividade através do uso de tecnologias inovadoras sem comprometer o orçamento e a rentabilidade do processo”, afirma a coordenadora Cheila Lehnen. Para ela, é um privilégio compartilhar conhecimento sobre a função do zootecnista. “Partilhar saberes entre gerações é importante, essa maturidade permite ao zootecnista a respeitar o passado, ser dinâmico no presente e comprometido com o futuro”, reforça.

da UEPG