Domingo, 14 de Agosto de 2022

Ex-intercambista desenvolve projeto para incentivar educação entre alunos de PG

05/08/2022 às 17:27
Foto: Arquivo pessoal

Depois de estudar por um semestre na cidade de Winnipeg, no Canadá, o estudante do Colégio Agrícola Augusto Ribas, Santiago Kosloski, de 16 anos, retornou para Ponta Grossa e está desenvolvendo um projeto que pretende expor aos alunos sua experiência e mostrar como a educação pode mudar vidas.

Santiago foi o único estudante de Ponta Grossa selecionado para o programa estadual de intercâmbio ‘Ganhando o Mundo’. Na ocasião, 100 estudantes da rede estadual foram escolhidos, por meio de um ranking de melhores notas. Agora que o aluno está de volta ao Brasil, pretende desenvolver um projeto de palestras em todas as escolas estaduais. “O principal objetivo é inspirar os jovens, mostrando que a educação pode ser incrível e que tem um peso enorme, talvez o maior nas nossas vidas”, diz Santiago.

O estudante conta que durante o intercâmbio pode escolher as aulas da sua grade curricular, assim como os alunos nativos, e isso fez com que ele aprimorasse seu senso crítico e responsabilidade. “Você está longe dos seus pais e de tudo que você conhece, então te faz uma pessoa com mais resiliência para resolver os problemas. Eu pessoalmente não gostava de pedir ajuda na escola, e o Canadá me fez aprender que não há problemas nisso. Para concluir, o crescimento pode ser tanto na educação, o que você aprende na escola, mas o maior deles é o pessoal”, afirma.

Segundo o Santiago, o projeto será apresentado à Secretaria de Educação e Esporte do Paraná ainda no mês de agosto, para que as palestras comecem a ser realizadas em setembro.