Sábado, 28 de Novembro de 2020

Ex-professor da UEPG, Carlos Henrique Franke morre aos 74 anos em PG

31/10/2020 às 15:26

Faleceu neste sábado (31), às 13 horas, o professor Carlos Henrique Franke, docente aposentado do Departamento de Odontologia, um dos profissionais que esteve ligado à consolidação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Entre os vários cargos que ocupou, destaque-se o de Pró-reitor de Extensão e Assuntos Culturais (1994/1998), na gestão do professor Roberto Frederico Merhy, no qual se notabilizou por seu espírito fazedor. Ele queria ver as coisas acontecerem. Segundo o professor Carlos Roberto Ferreira, que trabalhou longamente com Franke, era “um grande e fiel amigo de todos que conviveram com ele”. Laise Ferreira Bourguignon Costa, assessora da Proex, diz guardar boas lembranças do professor. “Lembro dele como um Pró-reitor  engajado nas ações extensionistas ele foi dinâmico, parceiro e defensor da UEPG. Descanse em paz”.

João Carlos Gomes, reitor da UEPG por duas vezes, lamenta o falecimento do amigo. “Perdemos uma pessoa que dedicou grande parte de sua vida à UEPG. Aluno e professor do Curso de Odontologia, Franke foi também um grande administrador em várias esferas de nossa Universidade. Eu, particularmente, tive nele um dos maiores amigos dentro da UEPG. Que Deus o receba de braços abertos. Meus sentimentos à família”.

Franke era casado com a professora aposentada do curso de Serviço Social Edite Jendreieck Franke. Ele nasceu em Ponta Grossa, em 10 de setembro de 1946. No ano de 1973, ingressou como professor de Clínica Odontológica no curso de Odontologia da UEPG. No ano seguinte, especializou-se em Radiologia Odontológica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ocupou a chefia do Departamento de Odontologia de 1989 a 1991. Nos quatro anos seguintes, foi chefe do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (Sebisa).  Foi também administrador do Laboratório de Produção de Medicamentos (Limed-UEPG).

O professor Ulisses Coelho diz que o curso de Odontologia, a Universidade e ele estão muito tristes hoje. “Professor Franke foi amigo pessoal de meu falecido pai Afonso Celso Coelho, dentista, formado na UEPG. Trabalharam juntos em Ibaiti, Pinhalão e Figueira, Norte Pioneiro. Logo depois, professor Franke entrou para a UEPG. Sempre foram amigos”. Ulisses lembra dos tempos de aluno. “Foi meu professor de Exodontia I e II. Fica o orgulho de ter sido seu aluno, da sua proteção quando Chefe do Deodon e do Sebisa, bem como de reconhecer uma pessoa que dedicou sua vida à UEPG! Deus o acolha e permita reencontrar seu filho Bruno e meu querido pai! Fará falta”.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa agradece a contribuição do professor Franke e presta solidariedade aos colegas professores, egressos do curso de Odontologia e, em especial, aos familiares pela perda inestimável. A UEPG está de luto.

O sepultamento acontece hoje (31) às 17h no Cemitério Campos Gerais.

Informações/Foto: UEPG

74831