No último dia 2 de outubro, o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, nomeou Sinvaldo Baglie para direção do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG). Ele substitui Luciane Cabral, até então diretora do Hospital. O novo diretor-geral terá a função de coordenar cerca de 1.200 colaboradores que trabalham no local, como diretores, enfermeiros, médicos e outras diversas funções que um hospital referência como o HU possui.
Perfil, missão e expectativa
Sinvaldo Baglie é natural de Jaú, interior de São Paulo, tem 50 anos e é profissional de saúde há mais de 20 anos, carreira esta que tem praticamente a mesma duração de sua estadia em Ponta Grossa. Sempre ligado à área da saúde, sobretudo a de ciências farmacêuticas, Baglie sempre esteve envolvido internamente no cotidiano do HU, onde já ocupou, por exemplo, o cargo de chefe do serviço de farmácia hospitalar do HU.
Para ele, a principal função de um diretor de hospital deve ser a de garantir que tudo saia dentro dos planos. “A grande função é você capitanear as ações dentro do hospital para que tudo ocorra dentro do planejado. Então, dentro do planejamento traçado, dentro do espectro que você tem, a principal função é fazer isso ocorrer durante o ano”, afirma.
No entanto, Sinvaldo é enfático em dizer que muitas coisas já são de diretrizes passadas e que há um plano para seguir durante o ano de 2020, por exemplo. “Existem diretrizes a serem cumpridas neste ano de 2020, e elas devem obviamente serem cumpridas. O Hospital tem um papel fundamental e referencial no atendimento à população da região e também na formação de profissionais. Claro que algumas outras ações podem sim serem tomadas, diretrizes podem sim ser colocadas junto a Regional de Saúde e a Secretaria de Saúde”, coloca.
Formação e carreira
O novo diretor-geral do HU-UEPG possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Metodista de Piracicaba (1995), mestrado em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Farmacologia Anestesiologia e Terapêutica pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Gerente do Laboratório de Produção de Medicamentos da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Chefe do Serviço de Farmácia Hospitalar do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Presidente da Fundação de Apoio Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Por: Matheus Fanchin/Com informações/Foto: UEPG