Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Foca Foto realiza live de lançamento do e-book ‘Antes&Depois’

Evento virtual acontece nesta sexta-feira (27), via transmissão ao vivo no Facebook
2020-11-27 às 10:17

O Projeto de Extensão Fotorreportagem UEPG (Foca Foto) comemora o lançamento do e-book Antes&Depois nesta sexta-feira, às 15h, em live transmitida pela página oficial do grupo no Facebook. O Antes&Depois é um projeto que teve como objetivo refazer fotos de pontos históricos e conhecidos da cidade, estabelecendo a comparação entre fotos antigas e atuais para resgatar o patrimônio arquitetônico e observar a transformação da cidade de Ponta Grossa. O projeto iniciou em 2013 e foi retomado no final do ano passado.

“É resultado de um esforço de todo o grupo. Professores e alunos se dispuseram a ir a campo para refotografar a cidade, os prédios antigos, os espaços urbanos e registrar as transformações pelas quais passou Ponta Grossa nas últimas décadas”, observa o professor Carlos Alberto de Souza, coordenador do Projeto de Extensão Foca Foto, responsável pela elaboração do e-book.

Com imagens antigas cedidas pela Casa da Memória, Foto Carlos e Foto Elite foi possível comparar as mudanças sofridas no espaço urbano, mudanças que envolveu o ritmo e verticalização da cidade, o aumento da população, as transformações no transporte urbano e inclusive da moda.

Além das imagens, o e-book também traz histórias em textos sobre a memória da cidade e sobre o processo de mudança que Ponta Grossa sofreu ao longo dos anos. O professor explica que este ano, quando se comemora dez anos, o Projeto Foca Foto está lançando três novos e-books. Fato que, segundo ele, já é motivo para muitas comemorações.

“A obra Antes&Depois é uma contribuição importante do grupo para a história e registro da memória de Ponta Grossa. Soma-se a outras iniciativas importantes de valorização do patrimônio arquitetônico, histórico e cultural da Princesa dos Campos”, completa Carlos Alberto de Souza.

Uma das diagramadoras do livro, Larissa Hofbauer, estudante do 3º ano do curso de Jornalismo da UEPG, relata a experiência que adquiriu por meio da diagramação da obra. “Foi algo completamente diferente do que já fiz nesses anos de jornalismo. Pensar nos detalhes que envolvem a produção me fez adquirir uma experiência que não havia tido no curso. Também pude colocar em prática coisas que aprendemos em sala”, afirma.

“O público pode esperar um livro rico em fatos históricos que mexem com as memórias das pessoas, até mesmo quem não é de Ponta Grossa”, observa a estudante. Além de Larissa Hofbauer, a estudante do curso, Larissa Onorio, também participou da diagramação e o acadêmico Eder Carlos Wehrholdt ficou encarregado pela edição geral de fotografia e pela identificação dos espaços públicos e casario histórico de Ponta Grossa. Com esta obra, o Foca Foto totaliza a produção de doze e-books, separados em seis coleções: Imagética, Mídias Contemporâneas, Foto&Poema e Produções Foca Foto, Ensaios&Fotorreportagens e Antes&Depois.

Da assessoria