Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Foto de professor da UEPG é capa da revista de 70 anos do CNPq

2022-05-18 às 09:54
Foto: Jéssica Natal

Era uma sexta-feira de 2014, 21h, quando o professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Osvaldo Cintho, viu o que seria o momento certo para uma fotografia. Juntamente com o orientando, ele captou, via microscópio eletrônico, a superfície de uma pastilha. A imagem agora estampa a ‘Revistaq’, publicação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em comemoração ao aniversário de 70 anos da entidade.

A imagem, intitulada ‘Superfície extraterrestre’, foi capturada no equipamento pertencente ao Complexo de Laboratórios Multiusuários da UEPG (C-Labmu) e é originada da pesquisa “Redução de óxidos com ativação mecânica utilizando moagem de alta energia”. A foto foi obtida a partir da mistura de óxido de cromo e alumínio metálico em pó. A mistura foi ativada mecanicamente por moagem de alta energia e tratada termicamente para efetivação da redução.

O professor relata que quando tirou a foto, pensou: “nossa, ficou legal” e logo começou a procurar concursos de fotografia. Achei esse do CNPq em 2014″, relembra.  À época, a foto ficou em primeiro lugar na categoria ‘equipamentos especiais’. “O concurso exigia que as fotos tivessem foco na pesquisa e na relevância científica”, explica. A qualidade da foto, segundo o professor, também se deve ao seu conhecimento em fotografia, em que ele tentou aplicar técnicas, como luz, foco, enquadramento e profundidade.

O fato da imagem ser capturada por um microscópio eletrônico do C-Labmu é fato de relevância para Osvaldo. “É muito importante destacar a nossa filosofia multiusuária, em que todos podem utilizar equipamentos. Não é qualquer lugar que tem esse compartilhamento”, pontua. Para ele, a característica multiusuária permitiu que a dupla desenvolvesse a pesquisa, tirasse a foto, ganhasse o prêmio e aparecesse na capa.

A Revista tem 230 páginas, com as melhores fotos desses 10 anos de concurso de fotografias do CNPq. “Então, achei legal que a foto de capa é da UEPG. Puxando sardinha para nós, a melhor foto ficou na capa”, brinca.

da UEPG