Sexta-feira, 17 de Maio de 2024

Gincana do Sepam arrecada 400 quilos de tampinhas e mais de 4 mil peças de roupas para entidades sociais

2022-03-24 às 10:39

Os estudantes do Colégio Pontagrossense Sepam arrecadaram, no último sábado (19), cerca de 400 quilos de tampinhas plásticas, 200 quilos de leite em pó integral, 4.353 peças de roupas, 283 pares de calçados e 27 cobertores para doações a entidades beneficentes de Ponta Grossa. A ação fez parte da 25º edição da Ginpam, uma gincana promovida pela instituição que integra alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a 2ª série do Ensino Médio, com o intuito de promover atividades sociais, culturais, físicas e intelectuais entre as turmas. O evento aconteceu no Instituto João XXIII.

As arrecadações organizadas pelos alunos fizeram parte das ações sociais propostas pela gincana. As turmas que conseguiram o maior número de donativos garantiram as maiores pontuações nessa modalidade.

De acordo com a coordenadora de eventos do Colégio Sepam, Vergínia Uliana, apesar de a maioria das atividades da Ginpam terem acontecido no sábado, os preparativos para a data já estavam sendo feitos há um tempo. “A gincana não acontece só no dia dos desafios. Com quase um mês de antecedência, os professores estavam trabalhando com os alunos as provas antecipadas, como essas que requeriam arrecadações, além da escolha dos líderes. Então os estudantes também já estavam se preparando. O entrosamento das equipes foi fundamental para o sucesso da gincana”, pontua Vergínia.

As tampinhas plásticas arrecadadas foram doadas para o projeto Tampinha do Bem da Comunidade Servos dos Pobres. Por meio da venda dos itens, a entidade consegue recursos para produzir fraldas geriátricas para pessoas carentes da região. O leite em pó integral será entregue para a Rota da Fraternidade e as roupas, sapatos e cobertores para o Instituto João XXIII e para os Doutores da Alegria.

Conforme o diretor do Sepam, Osni Mongruel Junior, um dos intuitos da instituição com a gincana é contribuir com ações na sociedade e beneficiar os grupos em situação de vulnerabilidade econômica e social. “A Ginpam vai além do Colégio, já que as arrecadações envolvem pais, familiares e a comunidade em geral. O Sepam sempre se envolve em campanhas solidárias por meio do nosso Grupo da Cidadania, que incentiva o protagonismo juvenil e faz os adolescentes se unirem em prol do bem comum”, ressalta o diretor.

Além dos desafios de cunho social, a Ginpam também contou com provas, como ‘Carregando o preguiçoso’, ‘Conduzindo a tocha olímpica’, ‘Encontrando o tesouro’ e ‘Montagem do QG’. Cerca de 225 alunos participaram da gincana, além de aproximadamente 50 professores e funcionários.

da assessoria