Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024

Greve em PG: Professores da rede municipal podem aderir à paralisação por reajuste salarial

2022-03-03 às 14:51

Acontece nesta quinta-feira (03), às 18h, em frente à Prefeitura de Ponta Grossa uma assembleia do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SindServ) para debater questões referentes à educação na cidade envolvendo professores e servidores. Entre um dos temas está a sobrecarga dos trabalhadores nas unidades escolares, precariedade nas condições de trabalho e o reajuste a professores que têm direito ao piso nacional do Magistério. De acordo com o presidente do SindServ, Roberto Ferensovicz, há possibilidade de greve. “O governo municipal não está cumprindo a lei. Anunciou na última quinta-feira o reajuste de 10.16 que fica muito aquém do que determina a legislação federal. Vamos deliberar com os professores as medidas que serão adotadas. Paralisação, ação na justiça ou as duas coisas. E não descartamos possibilidade de paralisação das atividades nas unidades escolares a partir de segunda-feira”, conta.

Ainda segundo Roberto, o clima entre os profissionais da educação está ruim. “A insatisfação com a gestão da Secretaria de Educação é muito grande, somado ao não cumprimento da legislação no que diz respeito ao piso da educação”, afirma. Há também na pauta a discussão sobre o plano de cargos a todos os profissionais da área. “Esse plano já foi debatido com o governo juntamente com o sindicato e comissão de trabalhadores. Já foi protocolado e até agora não há um parecer quanto a efetivação. Na educação, os professores possuem o plano de cargo, mas os demais profissionais que atuam nas unidades escolares não. Existe uma determinação do Plano Nacional de Educação para que se crie planos de cargos a esses profissionais”, afirma Roberto.

Além dos professores, outras demandas de servidores serão debatidas. Entre elas está reinvindicação dos trabalhadores das unidades escolares que atuam na cozinha pelo aumento da gratificação, bem como o pagamento de insalubridade a todos os profissionais que atuam na limpeza de escolas e CMEIs.

Também será debatida a data-base e o vale-alimentação. Conforme conta o presidente do SindServ, “será discutido o aumento do valor do benefício proposto, que é de R$ 180. Os trabalhadores entendem que a concessão é positiva, no entanto o valor ficou aquém da expectativa”.