Quinta-feira, 09 de Dezembro de 2021
foto: Clebert Gustavo

Hospital Universitário irá testar novo aparelho de telemedicina

08/10/2020 às 16:44

Na manhã de ontem (07), o cirurgião vascular Cristiano Pinto e os professores Donizetti Firmino Louro e Ricardo Zanetti apresentaram ao reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa um novo equipamento de telemedicina que mede oxigenação do sangue, pressão arterial e realiza eletrocardiogramas a distância, entre outras funções. Ao final da reunião, Miguel Sanches Neto assinou termo de cooperação para que o aparelho seja testado pelo Hospital Universitário.

O equipamento, desenvolvido por Louro, permite, além das aferições, que os médicos tenham acesso simultâneo aos resultados, além de uma conexão audiovisual com os pacientes. Atualmente, dispositivos capazes de realizar  eletrocardiograma, monitoramento de pressão arterial e oxigenação sanguínea podem ser conectados ao equipamento, que também suporta outros dispositivos de diagnóstico.

“A telemedicina é uma tendência que veio para ficar e ganhou força durante a pandemia. Com certeza, o equipamento que utilizaremos será importante para que o Hospital Universitário leve atendimento para regiões que não tenham médicos”, explica o reitor. “É a Universidade e o HU inovando para melhorar a qualidade dos serviços prestados à comunidade”.

“Muitas cidades com 10, 13 mil habitantes não têm nenhum médico para realizar atendimento. Com esse equipamento, médicos de cidades maiores, como Ponta Grossa, podem fazer esse acompanhamento a distância”, ressalta o professor Cristiano Pinto. Os testes começarão a ser feitos no HU a partir de 15 de outubro.