A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) por meio da Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) inicia, nesta quinta-feira (01), as inscrições para o Processo Seletivo Seriado (PSS) 2024 para estudantes do primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Médio.
O período de inscrições vai de 1º a 30 de agosto, com data limite para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 até 06 de setembro. Os cursos de Licenciatura estão isentos do pagamento.
Entre as novidades de 2024, estão: a inclusão do curso de Nutrição, com 40 vagas; a mudança de turno dos cursos de Bacharelado em História e de Bacharelado em Educação Física; e o aumento de vagas nos seguintes cursos: Administração com ênfase em Comércio Exterior, Agronomia, Licenciatura em Artes Visuais, Bacharelado em Ciências Biológicas, Bacharelado em Educação Física, Licenciatura em Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Bacharelado em Engenharia de Software, Farmácia, Medicina e Zootecnia.
As provas acontecerão no dia 24 de novembro para as três séries do Ensino Médio, com ensalamento divulgado a partir do dia 24 de outubro. Os candidatos poderão encontrar mais informações nos manuais disponíveis no site da CPS. No portal da Coordenadoria, já está disponível o conteúdo programático de cada prova, assim como gêneros de redação e obras literárias obrigatórias.
As matrículas devem ser feitas exclusivamente pelo site da CPS/UEPG. O resultado PSS 3 será divulgado até 20 de dezembro; o desempenho individual do PSS 1 e 2, a partir de 01º de março de 2025.
Obras literárias
Para o PSS 1, os livros indicados são: ‘Os Homens de Barro’, de Ariano Suassuna; ‘Cumbe’, de Marcelo D’Salete. Para o PSS 2, as obras são: de Machado de Assis, ‘Contos: Capítulo dos Chapéus’, ‘Um homem Célebre’, ‘A causa Secreta’, ‘Uma Senhora’ e ‘O caso da Vara’. De Marina Colassanti, ‘Doze Reis e a Moça no Labirinto do Vento’. Para o PSS 3, os estudantes deverão ler: ‘Clara dos Anjos’, de Lima Barreto; ‘Olhos d’Água’, de Conceição Evaristo; ‘Torto Arado’, de Itamar Vieira Junior; ‘Sentimento do Mundo’, de Carlos Drummond de Andrade; ‘Ay Kakyri Tama: Eu moro na Cidade’, de Marcia Wayna Kambeba.
da UEPG