há 5 horas
Giovanni Cardoso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta segunda-feira (19) a recomposição de recursos que haviam sido reduzidos no Orçamento de 2026 destinados a institutos e universidades federais. O valor da recomposição é de R$ 977 milhões. Os recursos permitem custeio de obras e bolsas de estudo.
As reduções orçamentárias foram definidas pelo Congresso Nacional em dezembro do ano passado e representaram cerca de 7% do valor encaminhado pelo Executivo no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA).
Durante reunião com representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana, trataram da recomposição dos recursos.
A previsão é que o decreto formalizando a medida seja publicado nesta terça-feira (20), data em que o presidente cumpre agenda no Rio Grande do Sul.
O ministro da Educação deve participar, na quarta-feira (21), de um evento em Porto Alegre relacionado ao programa Mais Professores para o Brasil – Rio Grande do Sul, no campus Centro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
As reduções orçamentárias atingiram despesas consideradas não obrigatórias, como pagamento de contas de água e energia elétrica, concessão de bolsas acadêmicas, aquisição de insumos para pesquisa e compra de equipamentos. No total, os cortes previstos para o setor se aproximaram de R$ 500 milhões.