Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Mostra de Dança Sepam arrecada mais de 4 mil fraldas geriátricas para doação

2021-11-01 às 18:04

O Colégio Pontagrossense Sepam arrecadou, aproximadamente, 4,5 mil fraldas geriátricas para doação a entidades assistenciais do município, por meio do ingresso solidário da Mostra de Dança Sepam. O evento ocorreu nos dias 23 e 24 de outubro, no Cinte Teatro Ópera e foi aberto à apreciação dos pais dos alunos participantes, respeitando as normas sanitárias de combate ao Coronavírus.

Neste ano, as coreografias apresentadas pelos alunos da Educação Infantil até o Ensino Médio, que participam das aulas de expressão corporal do Colégio, foram releituras de espetáculos que marcaram a trajetória do evento nos últimos anos, como: O Rei Leão, Tinker Bell e os Piratas, Monstros S/A, Kung Fu Panda, Smurfette, Moranguinho e Teen Beach Movie.

O Colégio frequentemente realiza ações solidárias. O Grupo da Cidadania Sepam, formado por alunos voluntários a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, fica responsável por organizar e distribuir os bens arrecadados para as instituições atendidas.

 

Incentivo à expressão corporal  

No Colégio Sepam, os alunos participam das aulas de expressão corporal a partir da Educação Infantil. Para as crianças de até seis anos de idade, as aulas são temáticas e ocorrem uma vez por semana. O intuito das atividades é trabalhar o lúdico, estimular a coordenação motora e a noção espacial. Do 2º ao 5º ano, são realizados trabalhos coreográficos com a introdução a alguns passos e sequências. Já do 6º ano ao Ensino Médico, o foco é direcionado ao ensino do jazz.

“A expressão corporal trabalha a coordenação motora, a noção espacial, musicalidade, memorização, criatividade e autoestima, além da construção de laços afetivos com o grupo que participa das aulas”, explica a professora de expressão corporal e coordenadora de eventos do Sepam, Vergínia Uliana. 

A estudante da 2ª série do Ensino Médio, Ana Carolina Yamamoto, 16 anos, começou a praticar a dança com 11 anos de idade e descobriu na atividade uma paixão. “Eu tinha uma coordenação motora péssima e era muito tímida. Me apaixonei pela dança e vi na professora um ponto de apoio, já que ela está sempre presente. Me esforcei ao longo dos anos e percebo que melhorei muito minha elasticidade, coordenação e até na forma de me expressar”, conta a aluna.

Ana Carolina foi uma das contempladas na lista de aprovação do vestibular de primavera da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) para o curso de Direito. A estudante afirma que a dança a auxiliou no processo de estudos. “A dança me ensinou a ser focada e disciplinada. Tento levar isso para os meus estudos também, como um valor para a vida toda. Essa atividade não atrapalhou minha rotina escolar, só me acrescentou”, finaliza.

da Assessoria