Durante o programa Manhã Total, apresentado na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quinta-feira (21), as professoras Elaine Portes, coordenadora do curso de Enfermagem do Cescage, e Débora Carvalho, coordenadora do curso de Fisioterapia do Cescage, participaram de um bate-papo sobre a área da Saúde, explicando mais detalhes sobre as duas profissões.
Elaine Portes destaca a necessidade da humanização dentro da área da Enfermagem. Para ela, este conceito do cuidado com os pacientes começa na faculdade, por meio das práticas e teorias do curso. “Nos primeiros períodos temos contato direto no laboratório de Enfermagem do Cescage, onde iniciamos as práticas e conforme eles vão avançando nos conteúdos mais específicos, no 5º período, partem para os estágios em hospitais, tanto em Ponta Grossa como na região dos Campos Gerais”, explica.
Nos últimos dois anos principalmente, a profissão passou a ganhar ainda mais destaque por conta da pandemia, mostrando que a atividade é fundamental para a área da Saúde. “O enfermeiro é o primeiro que vê o choro de uma criança e o último que vê a lágrima de um paciente. Dentro do contexto geral de um hospital, estamos desde o início de uma vida até o final dela”, diz.
Para Portes, além do prestígio da profissão, o aluno deve ter em mente que na Enfermagem é necessário se doar, aprender e melhorar a situação do outro. “Enfermagem a gente não faz por amor, faz por cientificidade e faz com amor”, diz. Ela ainda completa. “Para essas pessoas que pensam em fazer Enfermagem ou um curso na área da Saúde, eu digo que você precisa ter noção que você vai ter que aprender muito, se doar muito e ensinar muito. Vai estar constantemente com pessoas, vai trabalhar com humanos”, conclui.
Elaine também comenta sobre a importância do trabalho integrado dos enfermeiros junto aos médicos nos hospitais. “O médico é fundamental, é peça chave nesse cuidado. Mas ele vai, faz o procedimento e vai cuidar de outro paciente, enquanto a Enfermagem permanece 24 horas com o paciente. Hoje trabalhamos com uma interação muito grande com as equipes multiprofissionais. É uma interação muito boa, saudável e o paciente só tem a ganhar com isso”, completa.
Atuação
Elaine Portes conta que os enfermeiros também podem atuar em outros locais, além de hospitais e de clínicas. “Hoje podemos abrir nosso consultório, prestar consultoria de enfermagem, consultas e tratamentos para pacientes que não sejam invasivos”, diz. Ela cita as consultorias em aleitamento materno, consultorias em empresas e hospitais sobre as normas dos consultórios, tratamento de pacientes pré-diabéticos, aqueles com feridas crônicas ou estomias, cuidado paleativo e home care. “Pode trabalhar na indústria, educação, hospital, postos de saúde, pequenos ambulatórios e até clínica de estética, desde que tenha especialização na área. Quando você é ético, você tem sucesso”, finaliza Elaine.
Para saber mais sobre o curso de Enfermagem do Cescage, basta entrar em contato pelo telefone: (42) 3219-8000.
Confira a entrevista completa: