Sábado, 27 de Abril de 2024

“Nós acreditamos que a educação é transformadora e impulsiona o aprimoramento da sociedade”, ressalta pedagoga do GEPIC

2024-03-26 às 14:09

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta terça-feira (26), a pedagoga do cursinho pré-vestibular da ‘Igrejinha de Uvaranas’, Keila Fabiane Aparecida Schoenberger, comentou sobre o projeto.

Cursinho pré-vestibular

O Grupo de Estudos Pré-vestibular Imaculada Conceição (GEPIC) já vem organizando há 16 anos o cursinho pré-vestibular da Igreja Imaculada Conceição, conhecida como ‘Igrejinha de Uvaranas’, e neste ano não será diferente. O projeto social recebeu em 2023 uma carta de reconhecimento vinda diretamente do Vaticano em que o texto é assinado pelo Monsenhor Roberto Campisi, um dos representantes do Papa Francisco.

O GEPIC é considerado o maior projeto voluntário da Educação do Paraná. Nos 16 anos do projeto, mais de 7 mil alunos já foram matriculados e mais de 300 professores voluntários contribuíram com a formação. O projeto não tem fins lucrativos e conta com a doação de empresas para garantir a manutenção, e neste ano as aulas começam no dia 02 de abril.

“O cursinho foi idealizado pelo Rodrigo Milleo, que percebeu a necessidade de ampliar a acessibilidade à educação de ensino superior no nosso município. O objetivo é abranger uma grande parcela dos estudantes locais que não possuem acesso a um cursinho privado e auxiliá-los na busca por uma cadeira nas universidades da cidade”, ressalta Keila.

A pedagoga aponta que a comunidade da Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição dá todo o suporte estrutural para que o cursinho aconteça. “Eles disponibilizam salas para as nossas aulas e ‘aulões’, além de a nossa coordenação ficar toda lá na estrutura da igreja. Em razão disso, o Rodrigo agradeceu ao Papa Francisco, que reconheceu a importância do cursinho para a comunidade de Ponta Grossa”, afirma.

Trabalho voluntário e aulas focadas no vestibular da UEPG

Keila destaca que todas as aulas que o cursinho oferece são realizadas a partir do edital da Universidade Estadual de Ponta Grossa. “Dessa forma, ele é um cursinho voltado para a UEPG e dentro da nossa equipe, nós temos professores de diversos colégios da cidade. Este ano ele completa 17 anos de existência e nós buscamos sempre agregar qualidade para ele através dos nosso professores e serviço oferecido”, assegura. “Nós buscamos oferecer o melhor para a comunidade com um custo mínimo”, acrescenta.

A pedagoga pondera que a dedicação dos professores e a qualidade das aulas fazem o cursinho manter as suas atividades e possuir o reconhecimento da comunidade.

“Todas as pessoas que fazem parte do projeto estão lá de uma forma voluntária, então elas têm uma vida fora e trabalham como professores ou em outras funções dentro da sociedade. Ainda assim, esses voluntários se dedicam muito ao projeto e dão excelentes aulas para os alunos os auxiliando nessa preparação”, ressalta. “Nós acreditamos que a educação é transformadora e impulsiona o aprimoramento da sociedade, então nós dedicamos o nosso tempo para compartilhar o conhecimento para que a educação chegue a todos”, finaliza.

Serviço

Para quem possuir interesse em ser voluntário do projeto, basta entrar em contato com o coordenador, Rodrigo Milleo, através do whatsapp: (42) 9 9931-6827.

Confira a entrevista completa: