Terça-feira, 23 de Julho de 2024

Observatório Astronômico da UEPG promove evento gratuito sobre ocultações estelares

2023-05-09 às 16:56
Foto: Arquivo Pessoal

Nesta quarta-feira (10), às 19h, quem gosta de astronomia tem um encontro marcado com o Observatório Astronômico da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A “Noite com as Estrelas” terá uma palestra com Chrystian Luciano Pereira, egresso da UEPG e doutorando em Astronomia no Observatório Nacional, no Rio de Janeiro, um dos autores da descoberta dos anéis de Quaoar.

Chrystian irá falar sobre as ocultações estelares, fenômenos utilizados para descobertas astronômicas, como a publicada no fim de abril, de um novo anel ao redor do Objeto Transnetuniano (50000) Quaoar. A existência desse anel desafia uma teoria idealizada em 1848, o limite de Roche.

Uma ocultação estelar acontece quando a luz de uma estrela é bloqueada por um planeta, asteroide, lua ou anéis. “Essa técnica permite a detecção de sistema de anéis e atmosferas tênues, além da determinação das dimensões físicas dos pequenos corpos do Sistema Solar com precisão não alcançada por nenhum outro método com instrumentos em Terra”, explica o professor Marcelo Emílio, diretor do Observatório Astronômico da UEPG.

Se as condições climáticas forem favoráveis, após a palestra haverá observação do céu com os telescópios do Observatório. O evento é aberto ao público e gratuito.

da UEPG